8/21/2025

Rio de Janeiro realiza 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres a partir de amanhã


Evento com quase 500 delegadas vai até o próximo domingo; encontro consolida propostas das etapas municipais e prepara participação do estado na Conferência Nacional

A Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro (SEM-RJ) e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM-RJ) preparam a realização da 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2025, na capital. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, o evento reunirá delegadas eleitas nas etapas municipais realizadas entre os últimos meses de abril e agosto.

A Conferência Estadual é o momento de consolidar as propostas levantadas em cada município para construir políticas públicas que promovam mais igualdade, segurança e justiça social para as mulheres do estado. Além disso, a etapa estadual também será responsável por eleger as representantes do Rio de Janeiro para a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada em Brasília, entre 29 de setembro e 1º de outubro.

Ao longo de todo o ano, a Secretaria de Estado da Mulher incentivou gestoras e representantes municipais a se engajarem na preparação das conferências para garantir que mais vozes sejam ouvidas no processo participativo e que mais mulheres estejam nos espaços de decisão. Para realizar a etapa estadual presencialmente, o Governo do Estado investiu R$ 3,2 milhões, custeando a hospedagem das mulheres que virão de mais longe e a alimentação para as 462 delegadas, além de toda a estrutura que um evento desse porte demanda.

A secretária de Estado da Mulher do Rio de Janeiro e presidente do CEDIM-RJ, Heloisa Aguiar, destaca a importância da Conferência como um espaço de transformação. “A 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres é um marco para o Rio de Janeiro. Depois de quase dez anos sem a realização dessa etapa, vamos reunir quase 500 mulheres de todas as regiões do estado para consolidar propostas construídas de forma democrática nas conferências municipais e regionais. Esse é um espaço de escuta e de construção coletiva, no qual as experiências e demandas das mulheres se transformam em políticas públicas efetivas”, diz.

Fortalecimento das políticas para as mulheres no Rio de Janeiro

Entre 2023 e 2025, o estado do Rio de Janeiro quase triplicou o número de secretarias municipais da mulher. Em 2023, quando a Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro foi criada, eram 36 Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), sendo nove secretarias. No ano passado, esse número subiu para 40 OPMs - destes, 16 são secretarias. Este ano, até o momento, já são 47 OPMs, sendo 27 secretarias da mulher.

Esses números refletem o esforço conjunto entre o poder público e a sociedade civil organizada em busca da equidade de gênero. “O crescimento no número de órgãos gestores das políticas para mulheres mostra que estamos avançando, mas também que precisamos seguir fortalecendo essa rede. Cada organismo criado significa mais portas abertas, mais acolhimento e mais proteção. É dessa união entre poder público e sociedade civil que nasce a transformação social que queremos para o nosso estado. Precisamos que cada um dos 92 municípios do nosso estado tenha um organismo para implementar as políticas públicas para as mulheres e, se for uma secretaria, com orçamento e estrutura próprios, melhor”, ressalta Heloisa.

Como parte do compromisso com a pluralidade, a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro envolverá vários setores, como saúde, educação, assistência social, cultura, habitação, trabalho e segurança. O encontro terá a participação de mulheres historicamente inviabilizadas, como jovens, idosas, com deficiência, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, de segmentos rurais, indígenas, originárias de povos e comunidades tradicionais, dentre outras.

SERVIÇO

5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

Data: 22 a 24 de agosto de 2025

Horário: sexta-feira, das 17h às 21h / sábado, das 8h às 18h / domingo, das 8h às 15h

Local: Hotel Windsor Guanabara - Av. Presidente Vargas 392, Centro, Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!