
Fotos: Divulgação
Curso técnico voltado à
manutenção de máquinas de escrever em braille reuniu profissionais de seis
municípios no interior do estado
A Secretaria Municipal de
Educação de Cabo Frio foi selecionada em edital nacional para sediar a
capacitação “Manutenção básica de máquina de escrever em braille (Perkins)”,
oferecida pelo renomado Instituto Benjamin Constant (IBC). A formação aconteceu
na Escola Municipal Alfredo Castro e reuniu participantes de diversos
municípios fluminenses, fortalecendo o compromisso da cidade com a inclusão e a
educação especial.
O curso teve como principal
objetivo capacitar os profissionais para compreender e solucionar falhas no
funcionamento da máquina de escrever em braille (Perkins), utilizada por
pessoas com deficiência visual. Entre os conteúdos abordados estiveram a
identificação dos componentes, a realização de manutenção preventiva e
corretiva, além da montagem, limpeza e correção de erros nas máquinas e noções
básicas do alfabeto braile.
A formação foi ministrada pelo
professor Ivan Finamore Araujo, especialista do IBC com experiência
internacional na área da deficiência visual e múltipla sensorial visual. Ivan
também é egresso do Programa de Liderança Educacional da Perkins International,
vinculado à tradicional Perkins School for the Blind, dos Estados Unidos.
Além dos educadores de Cabo Frio,
a formação contou com a presença de representantes dos municípios de Armação
dos Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, Rio Bonito e Rio das Ostras. A
participação desses profissionais foi viabilizada por meio de um convite
articulado pela própria Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, que, ao
abrir espaço para outras redes de ensino, ampliou o alcance regional e
colaborativo da iniciativa.
A realização do curso no
município representa um passo importante na qualificação técnica dos
profissionais que atuam com estudantes com deficiência visual. Ao promover a
troca de experiências entre profissionais e investir em formação especializada,
a Secretaria Municipal de Educação demonstra sua iniciativa na construção de
uma rede mais preparada e sensível às demandas da educação inclusiva.
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