A partir desta quarta-feira (14), os 9,4 milhões de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tiveram descontos na folha de pagamento nos últimos anos podem informar à autarquia se autorizaram ou não os abatimentos nos benefícios. Quem não reconhecer os valores poderá solicitar a devolução do dinheiro.
O beneficiário deve informar ao
INSS se reconhece ou não os descontos realizados pelo aplicativo Meu INSS (Android), Meu
INSS (iPhone) ou pelo telefone 135. Os dois canais também podem
ser usados para pedir o dinheiro de volta.
Aposentados e pensionistas que
tiveram descontos indevidos em seus benefícios receberão a devolução com
atualização monetária, conforme o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor
Amplo), que corrige os valores pela inflação acumulada no período.
Veja o passo a passo para pedir o
dinheiro de volta:
- Acesse o aplicativo Meu INSS
- Após fazer login, clique no ícone do sininho, no
canto superior direito da tela
- Se você não tiver nenhum desconto, verá a mensagem:
“Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício” - Caso tenha algum desconto associativo, verá uma
mensagem com o nome da entidade que fez o desconto e o período em que os
valores foram cobrados
Como consultar o extrato de
pagamento:
- Na página inicial do app, clique em “Extrato de
benefício”
- Escolha o número do seu benefício
- Verifique se há descontos de mensalidade
associativa que você não reconhece
Se o segurado não autorizou o
desconto, poderá comunicar o pagamento indevido e ter a devolução do valor de
forma simples e sem burocracia:
- Pelo aplicativo Meu INSS (um botão ficará visível
na notificação recebida)
- Pelo telefone 135 (segunda a sábado, das 7h às 22h)
Outro ponto importante:
aposentados e pensionistas que tiveram desconto de mensalidade não autorizado
em abril terão o reembolso na próxima folha de pagamento, em maio. Além disso,
as demais mensalidades serão canceladas.
O INSS reforça que toda a
comunicação será feita apenas pelo Meu INSS e pelo 135.
O presidente do instituto,
Gilberto Waller, esclareceu:
“O aposentado não precisa fazer
nada. Não precisa juntar documento ou preencher qualquer coisa. Ele
simplesmente vai falar se reconhece ou não esse desconto.”
Após o aviso do beneficiário, o
próprio INSS acionará as associações envolvidas:
“Passada essa situação o sistema vai gerar uma
cobrança para aquela associação, o INSS vai fazer a defesa do cidadão,
informando que o nosso segurado não reconhece esse pagamento. A partir daí, a
associação tem 15 dias úteis para comprovar o vínculo [do aposentado], juntando
no sistema a comprovação de que o aposentado autorizou o desconto e o documento
que comprove a identidade do nosso segurado”, explicou Waller.
Gazeta Brasil
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