Tendo em vista a proximidade da Semana Santa, o Procon de Rio das Ostras preparou diversas orientações para os consumidores que estão planejando os preparativos para as compras da Semana Santa e Páscoa.
Nesse período é preciso redobrar os cuidados para que os consumidores não sejam
lesados no ato das compras. De acordo com o Procon, é necessário que o
consumidor fique atento a todos os detalhes, principalmente em relação às
condições de troca de produtos.
No caso dos pescados, é importante ficar atento à conservação e aparência do
pescado. É preciso observar se o produto está mantido no gelo e se os olhos do
peixe estão brilhantes e as escamas bem presas ao corpo.
Já os tão desejados chocolates e ovos de Páscoa são comercializados por uma
grande variedade de preços, devido a marca e peso. Atento a essa grande
variação, o consumidor pode optar por adquirir o produto de menor preço.
O Procon alerta para que as pessoas fiquem atentas à embalagem do produto,
verificando se está em boas condições de armazenamento, longe de qualquer fonte
de calor, sem sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados.
Quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto, o consumidor deve
observar se a embalagem traz o selo do Instituto Nacional de Metrologia,
Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A idade recomendável para o brinquedo também
deve ser avaliada pelos pais.
PRAZO DE TROCA E PRODUTOS ARTESANAIS - A loja só é obrigada a trocar
produtos com defeito. Troca por gosto (sabor e cor, por exemplo) é uma cortesia
do estabelecimento comercial. Por isso, pergunte antes e guarde a política por
escrito.
Na hora do pagamento, dê preferência a boletos bancários ou aos cartões
virtuais oferecidos pelas instituições, que disponibilizam número temporário
gerado pelos aplicativos. Se o número gerado não for usado, irá expirar
automaticamente em um determinado prazo. Desta forma, as compras ficam mais
seguras.
O Procon de Rio das Ostras também orienta que o consumidor exija sempre sua
nota fiscal; além de contribuir para o desenvolvimento da Cidade, esse é o
documento que comprova a aquisição de um produto ou contratação de algum
serviço e assegura os direitos junto aos órgãos de Proteção e Defesa do
Consumidor.
DICAS:
– De olho na validade! Antes de colocar os produtos na cesta, confira a data de
validade e o estado da embalagem. Itens amassados ou violados devem ficar de
fora;
– Compare antes de comprar! Os preços, em especial os dos ovos de Páscoa, podem
variar bastante entre estabelecimentos. Pesquisar é sempre uma boa pedida;
– Se o produto está em promoção, os direitos do consumidor continuam valendo:
qualidade, troca e informação clara devem estar garantidos;
– Atenção ao preço que está na gôndola e no caixa! Se houver diferença de valor
entre o que está na prateleira e o que aparece no caixa, o consumidor tem
direito de pagar o menor preço;
– Os ovos com brinquedos devem ter o selo do Inmetro e indicação da faixa
etária. E cuidado com as alergias! Verifique no rótulo se há ingredientes como
leite, glúten, soja ou oleaginosas. As informações devem estar bem claras e
acessíveis;
– Cuidado com as embalagens chamativas! Nem todo ovo com personagem famoso tem
mais chocolate. Às vezes o que pesa é só o preço. Verifique o peso líquido e a
quantidade real de produto.
DÚVIDAS E RECLAMAÇÕES – O Procon funciona no Centro de Cidadania,
de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua das Casuarinas, Nº 595, no
Âncora.
O Órgão também disponibiliza atendimento por WhatsApp para denúncias pelo
número (22) 2771-6581.
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