Camarotes desafinam no quesito acessibilidade
A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o PROCON-RJ seguem
atuando diariamente na Marquês de Sapucaí para garantir que os foliões possam
aproveitar o carnaval com segurança e respeito aos seus direitos. Desde o
início dos desfiles, cinco camarotes foram autuados por diversas infrações
identificadas durante as fiscalizações.
No segundo dia de desfiles das escolas de samba do grupo especial, os agentes
do Turiscon - programa que tem como objetivo prestar atendimento aos turistas
com relação às práticas de consumo - da Secretaria de Estado de Defesa do
Consumidor receberam um pedido de ajuda de cinco senhoras que vieram do Paraná
para curtir o Carnaval no Rio. Uma delas comprou um ingresso diretamente no
hotel, mas não percebeu que a data era para o último dia de desfile, amanhã,
terça-feira.
Os agentes intercederam junto à Ticketmaster, que possibilitou, mesmo com os
ingressos na plataforma esgotados, que uma das senhoras conseguisse comprar um
convite para assistir aos desfiles junto com o restante do grupo.
Acessibilidade desafinada
No quesito acessibilidade, os camarotes da Sapucaí estão desafinando. Hoje,
segunda-feira (3/3) mais um camarote foi autuado por falta de acessibilidade.
Desta vez foi o camarote Lounge Carioca. Outros camarotes como o da Portela,
Favela e Camisa 10 também foram autuados pelo mesmo motivo.
Ontem, domingo (2/3), os agentes encontraram cerca de 50 kg de alimentos
impróprios para consumo, entre vencidos ou com embalagem sem etiqueta de
validade, nos camarotes da Portela e Verde e Rosa. Os alimentos foram
descartados na presença das equipes da SEDCON e do PROCON-RJ. O camarote
da Portela também foi autuado por infrações como ausência de cartazes
obrigatórios como o de proibida a venda de bebida alcoólica para menores.
Além das autuações de domingo, no sábado (1/3), o camarote Camisa 10 foi
autuado por não apresentar alvará de funcionamento, além de outras infrações
como ausência de cartaz do Procon 151, ausência de cartaz de violência contra a
mulher “Disque 180” e ausência de cartaz de proibição de bebidas alcoólicas aos
menores de idade.
O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou a
importância da fiscalização para garantir um carnaval seguro e sem abusos.
- Durante o Carnaval o Rio recebe turistas nacionais e estrangeiros. Estamos no
Sambódromo para garantir que o consumidor possa curtir essa grande festa tendo
os seus direitos respeitados. A falta de acessibilidade em camarotes exclui
pessoas com mobilidade reduzida, enquanto alimentos vencidos colocam em risco a
saúde dos foliões, - afirma Fonseca.
O secretário lembra que nas semanas anteriores ao Carnaval, as equipes da
SEDCON e do PROCON-RJ estiveram no Sambódromo com o intuito de orientar os
profissionais para que tudo estivesse correto durante o evento. Ele criticou a
reincidência das irregularidades
- Não vamos tolerar falta de acessibilidade ou alimentos vencidos, mesmo após
orientações prévias, - finaliza o Secretário
A atuação das equipes seguirá intensificada ao longo de todo o carnaval para
coibir práticas abusivas e garantir que os serviços oferecidos estejam em
conformidade com a legislação consumerista.
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