![]() |
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Fábio Simões, destacou a importância de um olhar mais atencioso para a saúde mental. Fotos: Angel Morote/Rio das Ostras Jornal |
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promoveu, nesta quarta-feira (19), na Câmara Municipal, o 1º Fórum de Saúde Mental 2025, com o tema: “Desafios e Perspectivas: Um olhar sobre a Saúde Mental na RAPS de Rio das Ostras”. O evento reuniu autoridades, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil para debater melhorias no atendimento em saúde mental no município.
Na abertura do Fórum, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Fábio Simões, destacou a importância de um olhar mais atencioso para a saúde mental e anunciou, em primeira mão, a criação da Secretaria de Inclusão, que trará mudanças significativas para o município. Ele reforçou ainda a necessidade de combater o preconceito relacionado à saúde mental e de estabelecer um fluxo claro para que os municipes saibam onde buscar atendimento de urgência e emergência.
Um dos momentos marcantes do evento foi a assinatura de um termo pelo secretário de Saúde, garantindo que Rio das Ostras volte a receber verbas do cofinanciamento estadual. O coordenador do Programa de Saúde Mental do Município, Alessandro Barbosa, ressaltou a importância desse repasse e apresentou um diagnóstico detalhado da situação encontrada pela nova gestão. Segundo ele, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I e II) estavam em condições precárias, com unidades sucateadas e processos administrativos parados.
“Encontramos dezenas de processos parados, equipamentos públicos sucateados e atendimento deficitário. O cenário é desolador, com unidades em condições insalubres. Precisamos unir esforços para resolver essas questões urgentes”, destacou Alessandro Barbosa. Ele também anunciou a implantação de equipes multidisciplinares para fortalecer o atendimento à população.
O evento contou com a participação das psicólogas Stefany Camacho, que abordou a saúde mental no ambiente de trabalho, e Fernanda Pereira Cordeiro Araújo, que ministrou a palestra “Estigma e Preconceito na Saúde Mental: Superando Barreiras”.
Estiveram presentes no Fórum a assistente social e subsecretária da Atenção Básica em Saúde, Rosimeri Azevedo; o representante da Promotoria de Justiça Cível de Rio das Ostras, Bruno Menezes Santarém; o presidente do Conselho de Saúde, Carlos Eduardo; e conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF/RO), Angelina Sias, Angel Morote, Vânia Ricardo, Luiz Kamau e Danielle Tenório. Vereadores também marcaram presença, reforçando o compromisso com a melhoria da saúde mental no município.
![]() |
Fotos: Angel Morote / Rio das Ostras jornal |
O 1º Fórum de Saúde Mental de Rio das Ostras marcou um passo importante para o avanço das políticas públicas na área, promovendo o debate e a busca por soluções eficazes para a população.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!