![]() |
No quiosque na Praia da Tartaruga, os moradores construíram um local de moradia improvisado, com fogão, colchões e até prateleiras. Fotos: Matheus Müller |
Na tarde desta segunda, dia 10 de fevereiro, a Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras, em parceria com o Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Civil Municipal, PROEIS e Defesa Civil, deu início às ações de atendimentos às pessoas em situação de rua do Município.
A primeira ocorreu na Praia da Tartaruga, em um quiosque onde a equipe conversou com os moradores em situação de rua e os encaminhou para a Casa Sorriso, unidade da secretaria que oferece alimentação, pernoite, banho, higienização das roupas e atividades socioeducativas realizadas pela equipe do local.
“Está acontecendo um aumento no número de moradores em situação de rua em Rio das Ostras. Os catadores de materiais recicláveis estão se somando a esse grupo. Nesse período do ano, temos malabaristas e artistas de rua que acabam dormindo na rua. Esse público é dividido em três subgrupos: aqueles com vulnerabilidade social, aqueles com problemas relacionados ao tráfico de drogas, e consequentemente à Segurança Pública, e aos moradores com dependência química, de álcool e drogas”, explica Carlos Correia, secretário de Assistência Social do Município.
No quiosque na Praia da Tartaruga, os moradores construíram um local de moradia improvisado, com fogão, colchões e até prateleiras. “Antes desta operação, eles foram notificados e convidados a ir para a Casa Sorriso, mas a maioria recusou. Nossa ideia é sempre chegar, respeitosamente, e explicar que não pode continuar desse jeito. Eles já tiveram oportunidades, por meio de nossos equipamentos da Assistência Social da Prefeitura”, acrescentou o secretário.
Na mesma tarde, também foi realizada a limpeza do espaço pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que retirou um caminhão de entulhos do local.
A operação para auxiliar as pessoas em situação de rua continuou no Emissário Submarino, em Costazul, com a retirada de colchões e lençóis do local, foram encontrados uma faca e sinais de que drogas foram utilizadas.
OPORTUNIDADES - As ações da Assistência Social com o apoio da Segurança Pública não devem parar. O objetivo é promover a inclusão social, garantindo o acesso a serviços essenciais, como saúde, assistência social, documentação, entre outros, visando à promoção da dignidade e do exercício da cidadania.
A Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras também mantém
parceria com o Banco de Empregos, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e
Turismo, para oferecer oportunidades de emprego aos moradores em situação de
rua e está construindo novas oportunidades junto às empresas da cidade.
PROTOCOLOS – De acordo com o secretário de Assistência Social de Rio
das Ostras, Carlos Correia, existem protocolos voltados para os moradores em
situação de rua de Rio das Ostras.
“Vamos aprimorar os protocolos e as notificações dos documentos
relacionados a essa população. Quando realizarmos as abordagens junto aos
moradores em situação de rua, o Centro de Referência Especializado de
Assistência Social (CREAS) emitirá um anúncio e, a partir desse momento, a
Guarda Civil Municipal, ao abordar, também fará a notificação para a pessoa”,
explicou o secretário.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!