Pacto Contra a Fome visita, nesta segunda, iniciativa pioneira no combate à insegurança alimentar na Região dos Lagos, no RJ | Rio das Ostras Jornal

Pacto Contra a Fome visita, nesta segunda, iniciativa pioneira no combate à insegurança alimentar na Região dos Lagos, no RJ

Quase 70 toneladas de frutas, legumes e verduras do Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia - CEASP foram doadas 

Um ano e meio após sua criação, o Banco de Alimentos do CEASP (Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia) atingiu a marca de 70 toneladas de frutas, legumes e verduras doados para famílias em situação de insegurança alimentar e aproximadamente 20 toneladas para compostagem.

A iniciativa, pioneira e única no Estado do Rio de Janeiro, chamou a atenção do Instituto Pacto Contra a Fome, que estará no Ceasp nesta segunda-feira (27) para uma visita técnica ao Banco de Alimentos. O objetivo é conhecer seu funcionamento, estrutura e metodologia com o objetivo de avaliar as práticas utilizadas no local. O Pacto Contra a Fome desenvolve, em parceria com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) um projeto que tem como objetivo potencializar a redistribuição de alimentos excedentes das centrais de abastecimento brasileiras, tendo a CEAGESP e a CEASA Minas, ambas vinculadas ao MDA, como replicadores de boas iniciativas de combate a perdas e desperdícios de alimentos.

“Estamos viajando de norte a sul do país para conhecer bancos de alimentos e suas práticas e, por meio de uma metodologia desenvolvida em parceria com as consultorias Notriá e Integration, criar modelos de atuação que repliquem as melhores práticas. Assim, esperamos dar mais robustez aos bancos de alimentos e ampliar sua contribuição ao combate à fome e ao desperdício de alimentos no Brasil”, explicou Liriam Ikeda, head da área de desperdício de alimentos do Pacto Contra a Fome. 

Gustavo Scarambone, um dos sócios-empreendedores do Centro de Abastecimento, destaca que o Banco de Alimentos tem alcançado bastante visibilidade, mas que chegar até o Pacto Contra a Fome foi possível por intermédio do conselheiro do Banco, Ricardo de Castro, neto do intelectual Josué de Castro, embaixador do Brasil na ONU e indicado três vezes ao prêmio Nobel por sua vida dedicada à luta contra a fome. 

"Nosso propósito, com a execução do projeto do Banco, era e é, de fato, contribuir para minimizar a fome e o desperdício. A adesão dos nossos parceiros lojistas foi essencial para alcançarmos a marca das 70 toneladas triadas e distribuídas. E saber que, despretensiosamente, nosso projeto está sendo reconhecido pelo Pacto Contra a Fome e outros movimentos e organizações, é motivo imenso de orgulho e motivação. Esperamos poder inspirar outras iniciativas no Rio de Janeiro, e em outros estados, a partir dessa visita técnica", declarou Scarambone.

O engenheiro agrônomo do CEASP, Márcio Piratello, responsável técnico pelo empreendimento e pelo Banco de Alimentos, ressalta que o trabalho realizado inteiramente por voluntários, o que é inédito no País, é essencial para o funcionamento do espaço. Os alimentos que perderam o valor de comercialização, mas não de consumo, são selecionados pelos representantes de entidades filantrópicas e beneficentes nas quais centenas de famílias em vulnerabilidade social já eram cadastradas e então passaram a receber as doações de alimentos saudáveis que contribuem significativamente para a qualidade de vida.

"Nosso objetivo, neste ano, é ampliar as doações do Banco, conseguindo, inclusive, sensibilizar empresários comerciantes que descartam frutas, legumes e verduras diariamente, que ao invés de fazerem isso, doem para o nosso Banco. Além disso, a ideia é fazer uma cozinha industrial para melhor aproveitamento dos alimentos. Estamos bastante otimistas que após a visita da comitiva do Pacto Contra a Fome, dada sua grandiosidade e seriedade, essas parcerias surgirão espontaneamente", finalizou o agrônomo.

O CEASP é uma central privada de comercialização de hortifrutigranjeiros, flores, rações, laticínios, embalagens, descartáveis e outros produtos. Ele funciona de segunda a sábado, das 4h até às 13h, na Rodovia Amaral Peixoto, km 117, em São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do RJ.

SERVIÇO:

CEASP – Centro de Abastecimento de Alimentos de São Pedro da Aldeia

Rodovia Amaral Peixoto, km 117 – São Matheus – São Pedro da Aldeia – RJ

Funcionamento: Segunda a sábado, das 54h às 13h. *Alguns boxes permanecem abertos até às 16h.

Mais informações em www.ceasp.com.br ou 22 99887-6665.


Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!