Na última segunda-feira (11), ocorreu a primeira reunião do comitê executivo para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, que está sendo desenvolvido numa parceria entre o município de Casimiro de Abreu e a Universidade Federal do Vale do São Francisco, com recursos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.
Foram contemplados apenas 10 municípios dentre os 92 do Estado do Rio de Janeiro, e Casimiro de Abreu foi o primeiro selecionado através de proposta enviada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
“O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é um instrumento
indispensável da política pública de saneamento básico, em que se identifica,
qualifica, quantifica, organiza e orienta todas as ações, públicas e privadas,
por meio das quais esses serviços públicos devem ser prestados ou colocados à
disposição.
O Plano Municipal contempla quatro importantes eixos: abastecimento de água; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais, e serve para direcionar as ações do poder público para os próximos anos”, informou Samuel Barreto, secretário de Meio Ambiente.
Na parte da tarde, as etapas para a elaboração do PMSB foram apresentadas à comunidade e contaram com a participação popular.
“A mobilização social em torno do PMSB é de suma importância, porque o maior beneficiado com a correta execução dos serviços públicos essenciais e o maior prejudicado quando isso não acontece é de fato a população”, acrescentou Gerson Vieira, presidente do Conselho Municipal de Saúde, que também participou do comitê executivo.
Participaram do evento diversos secretários municipais e membros das
equipes de governo, facilitadores da Universidade contratada, além de
representantes de entidades civis organizadas e empresas privadas.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!