Piloto do Avião de Lula Chegou a Declarar Situação de Urgência; Veja a Conversa Entre o Piloto e a Torre | Rio das Ostras Jornal

Piloto do Avião de Lula Chegou a Declarar Situação de Urgência; Veja a Conversa Entre o Piloto e a Torre


O avião que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva nesta terça-feira (1º), no México, enfrentou uma situação de emergência logo após a decolagem. O piloto declarou urgência à torre de controle, conforme revela o áudio da comunicação entre a cabine e a central de comando.

Na gravação, feita em inglês, o piloto identifica a aeronave como “Bravo, Romeo, Sierra zero um”, utilizando o código BRS01. Logo em seguida, solicita uma manobra imediata à direita e declara a expressão “Pan-pan, pan-pan, pan-pan”.

Esse termo, de origem francesa, indica uma emergência a bordo, embora menos grave que uma situação de “mayday” (pedido de socorro absoluto). De acordo com a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), o “Pan-pan” sinaliza a necessidade de atenção prioritária da torre de comando para resolver um problema que, embora urgente, não coloque a aeronave em perigo iminente. Pode se tratar de situações como problemas técnicos não críticos ou necessidades médicas.

Após o pedido de manobra, a torre de controle autoriza a mudança de rota e questiona se o piloto deseja retornar ao aeroporto. O comandante, no entanto, informa que não seria possível realizar o pouso naquele momento. Ele então solicita instruções para realizar uma manobra de queima de combustível a uma altitude de 13 mil pés, preparando a aeronave para um possível pouso.

Momentos antes da aterrissagem, o piloto volta a contatar a torre de controle, pedindo que equipes de emergência, incluindo bombeiros, estejam de prontidão para uma eventual necessidade.

A suspeita inicial é de que uma ave tenha atingido uma das turbinas do avião, provocando o problema técnico. De acordo com a TV Globo, o presidente Lula foi chamado à cabine pelos pilotos para ser informado sobre a situação, gerando um clima de tensão entre os passageiros.

O avião decolou do Aeroporto da Cidade do México por volta das 17h30, horário de Brasília. Lula estava retornando ao Brasil após participar da cerimônia de posse da nova presidente do México, Claudia Sheinbaum. Pouco depois da decolagem, os passageiros sentiram um forte tranco, momento em que os pilotos anunciaram uma “emergência controlada” e informaram que manteriam a aeronave próxima ao aeroporto.

Apesar do susto, o pouso foi realizado sem maiores incidentes. As autoridades continuam investigando as causas exatas do problema, e medidas de segurança adicionais foram tomadas para garantir a integridade dos voos presidenciais futuros.

Transcrição do áudio entre o piloto e a torre de controle:

[Piloto da FAB]: Controle Bravo, Romeo, Sierra, zero um. Peço para virar à direita. Pan-pan, pan-pan, pan-pan. Bravo, Romeo, Sierra, zero um.

[Controle]: Bravo, Romeo, Sierra, zero um. Pan-pan, pan?

[Piloto da FAB]: Pan-pan, pan-pan, pan-pan. Bravo, Romeo, Sierra, zero um. Virar à direita imediamente. Bravo, Romeo, Sierra, zero um.

[Controle]: Bravo, Romeo, Sierra, zero um. Fale seu pedido.

[Piloto da FAB]: Pedido para voar para VOR, VOR. Bravo, Romeo, Sierra, zero um.

[Controle]: Ok, Bravo, Romeo, Sierra, zero um. Prossiga diretamente para Sierra Lima Mike.

[Piloto da FAB]: Prosseguir para Sierra Lima Mike. Bravo, Romeo, Sierra, zero um. (inaudível)

[Controle]: Pediu permissão para pousar de novo no aeroporto?

[Piloto da FAB]: Não é possível pousar agora. Pedido para manter VOR Sierra Lima Mike, manter 13 pés. Bravo, Romeo, Sierra, zero um.

[Controle]: Ok, manter 13 mil sobre Sierra Lima Mike VOR.

Gazeta Brasil

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!