O avião que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva nesta terça-feira (1º), no México, enfrentou uma situação de emergência logo após a decolagem. O piloto declarou urgência à torre de controle, conforme revela o áudio da comunicação entre a cabine e a central de comando.
Na gravação, feita em inglês, o
piloto identifica a aeronave como “Bravo, Romeo, Sierra zero um”, utilizando o
código BRS01. Logo em seguida, solicita uma manobra imediata à direita e
declara a expressão “Pan-pan, pan-pan, pan-pan”.
Esse termo, de origem francesa,
indica uma emergência a bordo, embora menos grave que uma situação de “mayday”
(pedido de socorro absoluto). De acordo com a Organização da Aviação Civil
Internacional (OACI), o “Pan-pan” sinaliza a necessidade de atenção prioritária
da torre de comando para resolver um problema que, embora urgente, não coloque
a aeronave em perigo iminente. Pode se tratar de situações como problemas
técnicos não críticos ou necessidades médicas.
Após o pedido de manobra, a torre
de controle autoriza a mudança de rota e questiona se o piloto deseja retornar
ao aeroporto. O comandante, no entanto, informa que não seria possível realizar
o pouso naquele momento. Ele então solicita instruções para realizar uma
manobra de queima de combustível a uma altitude de 13 mil pés, preparando a
aeronave para um possível pouso.
Momentos antes da aterrissagem, o
piloto volta a contatar a torre de controle, pedindo que equipes de emergência,
incluindo bombeiros, estejam de prontidão para uma eventual necessidade.
A suspeita inicial é de que uma
ave tenha atingido uma das turbinas do avião, provocando o problema técnico. De
acordo com a TV Globo, o presidente Lula foi chamado à cabine pelos pilotos
para ser informado sobre a situação, gerando um clima de tensão entre os
passageiros.
O avião decolou do Aeroporto da
Cidade do México por volta das 17h30, horário de Brasília. Lula estava
retornando ao Brasil após participar da cerimônia de posse da nova presidente
do México, Claudia Sheinbaum. Pouco depois da decolagem, os passageiros sentiram
um forte tranco, momento em que os pilotos anunciaram uma “emergência
controlada” e informaram que manteriam a aeronave próxima ao aeroporto.
Apesar do susto, o pouso foi
realizado sem maiores incidentes. As autoridades continuam investigando as
causas exatas do problema, e medidas de segurança adicionais foram tomadas para
garantir a integridade dos voos presidenciais futuros.
Transcrição do áudio entre o
piloto e a torre de controle:
[Piloto da FAB]:
Controle Bravo, Romeo, Sierra, zero um. Peço para virar à direita. Pan-pan,
pan-pan, pan-pan. Bravo, Romeo, Sierra, zero um.
[Controle]:
Bravo, Romeo, Sierra, zero um. Pan-pan, pan?
[Piloto da FAB]:
Pan-pan, pan-pan, pan-pan. Bravo, Romeo, Sierra, zero um. Virar à direita
imediamente. Bravo, Romeo, Sierra, zero um.
[Controle]:
Bravo, Romeo, Sierra, zero um. Fale seu pedido.
[Piloto da FAB]:
Pedido para voar para VOR, VOR. Bravo, Romeo, Sierra, zero um.
[Controle]: Ok,
Bravo, Romeo, Sierra, zero um. Prossiga diretamente para Sierra Lima Mike.
[Piloto da FAB]:
Prosseguir para Sierra Lima Mike. Bravo, Romeo, Sierra, zero um. (inaudível)
[Controle]:
Pediu permissão para pousar de novo no aeroporto?
[Piloto da FAB]:
Não é possível pousar agora. Pedido para manter VOR Sierra Lima Mike, manter 13
pés. Bravo, Romeo, Sierra, zero um.
[Controle]: Ok, manter
13 mil sobre Sierra Lima Mike VOR.
Gazeta Brasil
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