Ministério da Justiça prorroga permanência da Força Nacional no RJ por mais três meses | Rio das Ostras Jornal

Ministério da Justiça prorroga permanência da Força Nacional no RJ por mais três meses

Permanência da Força Nacional no RJ foi estendida
 até setembro. 

Portaria foi publicada nesta quarta-feira; pasta também confirmou o envio de homens para ajudar no combate a incêndios no AM

Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou a permanência da Força Nacional no estado do Rio de Janeiro por mais três meses. A portaria, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (5), esclarece que o batalhão deve apoiar forças de segurança locais para garantir a preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio. “O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública”, especifica a publicação. Além disso, pasta confirmou o envio de homens para ajudar no combate a incêndios florestais no estado do Amazonas.

A Força Nacional foi criada em 2004 e é formada por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis (delegados, agentes e escrivães) e peritos. Ela não faz parte das Forças Armadas, e o envio dos integrantes deve ser solicitado por governadores de estado ou ministros do governo federal para apoiar o órgão ou um ente estadual ou um ente federal.

As equipes da Força Nacional atuam no Rio de Janeiro desde outubro do ano passado junto à Polícia Rodoviária Federal, principalmente em áreas metropolitanas da cidade do Rio. O principal objetivo é o patrulhamento de rodovias para impedir a circulação de cargas e veículos roubados, além de coibir o tráfico de drogas e armas.

Incêndios florestais

O ministro Ricardo Lewandowski também assinou a portaria que autoriza o envio de homens para combater os incêndios florestais em cinco municípios do Amazonas: Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré.

Mapa indica os focos de calor no estado do Amazonas(REPRODUÇÃO/GOVERNO DO AMAZONAS)

Segundo dados do estado, existem 409 focos de calor na região, um aumento de 129,78% em comparação com o ano passado. Somente em áreas prioritárias, as ocorrências ficam em 202. Os dados são de janeiro até o último domingo (2).

Ao longo deste ano, o mês de janeiro registrou o maior número de focos de incêndio, com 160. Em comparação a 2023, o índice representa um aumento de 321%.

Do R7

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade