Diretores da AROAPcD realizam palestra na UFRJ-Macaé | Rio das Ostras Jornal

Diretores da AROAPcD realizam palestra na UFRJ-Macaé

O presidente Angel Morote, e a conselheira Vânia Ricardo, da AROAPcD, 
protagonizaram a Palestra com alunos do Curso de Enfermagem da UFRJ, em Macaé.
 Foto: Arquivo Aroapcd.

Integrantes da Associação Rio das Ostras de Apoio às Pessoas com Deficiência de Rio das Ostras falaram com formandos do Curso de Enfermagem da universidade.

Na última segunda-feira, dia 1º/04, os diretores da Associação Rio das Ostras de Apoio às Pessoas com Deficiência (AROAPcD)participaram de uma Palestra na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/ Macaé.

O Presidente Angel Morote e a Conselheira, Vânia de Souza Ricardo Costa, da Associação Rio das Ostras de Apoio às Pessoas com Deficiência (AROAPcD), protagonizaram uma Palestra com alunos do Curso de Enfermagem da UFRJ, em Macaé, que foi ministrada pela docente e enfermeira, Michella Câmara. Na ocasião, foram abordados temas relevantes, como a trocas de saberes, protagonismo e direitos da Pessoa com Deficiência, além do processo de reabilitação, ferramentas básicas para o cuidado de usuários PCD’s no contexto da atenção básica em saúde, além do protagonismo da pessoa com deficiência na garantia de direitos e efetivação de políticas públicas para PCD’s.

Em esta oficina, também falaram sobre as necessidades da pessoa com deficiência, falta de acessibilidade, respeito a legislação e direitos, e outros temas fundamentais repassados pelos conselheiros que a sociedade precisa conhecer. Além disso, destacaram a humanização e conscientização no atendimento aos deficientes em suas mais variadas patologias.

“ A palestra foi fundamental para que os alunos formandos saibam através de nós deficientes o que sentimos na pele, o quanto é necessário que nossa sociedade esteja consciente e mais educada ao abordar uma pessoa com deficiência, pois a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) garante que o tratamento seja humanizado, esse direito adquirido, mas que não é respeitado pela falta de conhecimento ou por descaso de alguns órgãos de fiscalização”, disse o presidente, Angel Morote.

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), nº 13.146/2015, é para dar dignidade no dia a dia das pessoas com deficiência, mostrando que elas podem fazer tudo o que desejam.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade