Polícia Civil diz que buscará aumento de vagas para chamar concursados | Rio das Ostras Jornal

Polícia Civil diz que buscará aumento de vagas para chamar concursados


Cerca de três mil candidatos, aprovados no Teste de Aptidão Física (TAF), aguardam vagas para ingressar no curso de formação.

A Comissão de Servidores Públicos, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizou, nesta quinta-feira (21/03), audiência pública para debater a situação de candidatos aprovados em concursos da Polícia Civil que ainda não ingressaram no Curso de Formação Profissional (CFP) da corporação. Representando o secretário de estado de Polícia Civil, delegado Marcus Amim, o diretor de recrutamento e seleção da pasta, delegado Wilson Palermo, afirmou que a instituição buscará aumentar o número de vagas a fim de absorver cerca de três mil concursados, oriundos do certame realizado em 2021 e já aprovados no Teste de Aptidão Física (TAF).

Palermo explicou, aos deputados que compõem o colegiado, que o Governo do Estado autorizou a abertura de 1,7 mil vagas, restando ainda esses três mil concursados que aguardam serem chamados. O diretor pontuou que a intenção é convocar esse contingente até o ano de vencimento do concurso, em 2026. Além disso, ele destacou que a Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) está se estruturando a fim de oferecer o CFP a esses candidatos.

"A gente vai necessitar de um aumento de vagas para absorver o restante desses candidatos. Nesta audiência, foi dado um pontapé inicial para dialogarmos a fim de conseguir isso. A vacância existe, temos uma previsão total de 25 mil policiais na corporação. Mas precisamos dessa autorização para convocar de modo que o governo tenha condições de pagar esse efetivo", explicou Palermo.

A presidente do colegiado, deputada Martha Rocha (PDT), destacou que é urgente o ingresso de novos policiais porque, em 10 anos, o contingente diminuiu em cerca de três mil servidores - de 11 mil, em 2014; para oito mil, em 2024. A parlamentar afirmou que a Alerj poderá auxiliar a Polícia Civil dialogando com outras instituições, como as Forças Armadas e o Corpo de Bombeiros, para auxiliar na realização dos Testes de Aptidão Física (TAFs) em futuros concursos.

"A Acadepol está firmando conosco um compromisso que, tão logo o governo libere o aumento das vagas, imediatamente estará pronta para fazer mais uma convocação para o Curso de Formação Policial. A Alerj está à disposição para ajudar no TAF, buscando parcerias", afirmou a deputada.

Chamamento de concursados

O vice-presidente da comissão, deputado Luiz Paulo (PSD), sublinhou a importância de os órgãos estaduais convocarem os candidatos aprovados em concursos. Cabe ressaltar que, durante reunião do colegiado, realizada na última quarta-feira (20/03), o parlamentar propôs a reserva de 114 vagas para remanescentes de concursos anteriores da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), em certame futuro.

"Nós queremos que nosso estado tenha funcionários públicos, sempre concursados, devidamente qualificados e justamente remunerados. O concurso público tem que ser regra, não exceção. Há essa demanda reprimida de tantos concursados que não foram chamados. Eles têm de ser compatibilizados com o número de vagas existentes e questões orçamentárias", enfatizou o parlamentar.

Também estiveram presentes na reunião o deputado Márcio Gualberto (PL); o procurador do Estado, Fernando Barbalho; e o subsecretário de estado de Planejamento e Gestão, Rafael Abreu.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade