Fecomércio RJ consegue na Justiça a suspensão de proibição de cobrança de sacolas plásticas em Magé | Rio das Ostras Jornal

Fecomércio RJ consegue na Justiça a suspensão de proibição de cobrança de sacolas plásticas em Magé


O Órgão Especial do TJRJ declarou a lei inconstitucional

A Fecomércio RJ conseguiu junto ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a declaração de inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 2631/2022, que proíbe a cobrança de sacolas descartáveis biodegradáveis de papel ou qualquer outro material que não polua o meio ambiente para embalagens e transporte de produtos adquiridos nos estabelecimentos comerciais de Magé.

De acordo com o desembargador Milton Fernandes de Souza, ao impor a distribuição gratuita de sacolas, o município desestimula a utilização de bolsas retornáveis. O relator diz ainda, na decisão, que tal ação é uma ofensa ao princípio da liberdade econômica ao intervir na forma de cobrança dos estabelecimentos comerciais.

A Federação ajuizou a Representação de Inconstitucionalidade nº 0063573-41.2022.8.19.0000.  Com a decisão, a proibição não tem mais nenhuma validade no município.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade