Lula cobra regulação das redes sociais e quer responsabilizar empresas por crimes nas plataformas digitais | Rio das Ostras Jornal

Lula cobra regulação das redes sociais e quer responsabilizar empresas por crimes nas plataformas digitais

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participa 
da sessão solene de abertura do ano judicial de 2024
 em Brasília. Sergio Lima / AFP

Mandatário discursou durante a abertura do Ano Judiciário de 2024 e falou sobre a independência e a harmonia entre os Poderes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta quinta-feira, 1, a regulação das redes sociais no Brasil. Em seu discurso, durante a abertura do Ano Judiciário de 2024, o mandatário ressaltou a necessidade de criminalizar aqueles que incitam a violência nas plataformas digitais, além de responsabilizar as empresas proprietárias pelos crimes cometidos em suas redes. “É preciso criminalizar aqueles que incitam a violência nas redes sociais. Mas é também necessário responsabilizar as empresas pelos crimes que são cometidos em suas plataformas – a exemplo de pedofilia, incentivo a massacres nas escolas, e estímulo à automutilação de adolescentes e crianças”, disse Lula, que enfatizou a importância de uma regulação democrática, que leve em consideração tanto os benefícios proporcionados pela tecnologia quanto os retrocessos nas conquistas sociais.

“É preciso desmantelar a criminosa máquina de fake news, que durante a pandemia espalhou suspeitas infundadas sobre as vacinas, causando a morte de centenas de milhares de brasileiros e brasileiras”, continuou o mandatário, que também enfatizou a importância de defender a liberdade de expressão, mas, ao mesmo tempo, combater os discursos de ódio contra adversários e grupos minoritários historicamente vítimas de preconceito e discriminação. Na Câmara dos Deputados, tramita o projeto de lei conhecido como PL das Fake News, que busca estabelecer regras para o funcionamento das redes sociais e combater a disseminação de notícias falsas. No entanto, o texto foi retirado da pauta de votação após receber críticas de parlamentares.

Durante seu discurso, Lula também falou sobre a independência e a harmonia entre os Poderes. “Hoje celebramos a restauração da harmonia entre as instituições e do respeito à democracia. O STF segue cumprindo seu dever. Os que atacam o judiciário se julgam acima de tudo e de todos. Democracia é a sociedade em movimento, em permanente busca por nossos avanços e conquistas, ela nunca estará pronta e deve ser construída a cada dia”, afirmou Lula, destacando que a relação entre os Três Poderes deve ser pautada pelo equilíbrio. “O sistema de freios e contrapesos foi criado para que nenhum Poder se sobreponha a outro”, disse o petista que, ao fim de sua fala, desejou um bom Ano Judiciário e sorte a todos, e declarou que é com “equilíbrio, independência e união de todas as instituições” que “renascem, crescem e se fortalecem as democracias”.

Por Sarah Américo

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade