Assistência Social de Rio das Ostras intensifica abordagem social às pessoas em situação de rua | Rio das Ostras Jornal

Assistência Social de Rio das Ostras intensifica abordagem social às pessoas em situação de rua

Servidores da Secretaria de Assistência Social fazem abordagem social com as pessoas em situação de rua. Abordagem social acontecem de dia e a noite e visa oferecer apoio às pessoas em situação de rua. Fotos: divulgação

O município de Rio das Ostras tem redobrado os esforços para atender aqueles que mais necessitam de apoio social, expandindo suas abordagens sociais em locais estratégicos, oferecendo uma gama de serviços. Nos últimos meses, as abordagens na região próxima a parada de ônibus intermunicipais, no centro da cidade, foram reforçadas.

As ações são realizadas por equipe especializada, composta por assistentes sociais e psicólogos, e têm o objetivo de mapear e entender as necessidades da população em situação de rua, com orientações, encaminhamentos e assistências. As abordagens sociais ocorrem regularmente, diurnas e noturnas. “Além disso, a equipe está sempre pronta para atender denúncias que possam exigir a realização de abordagens adicionais, de acordo com a demanda. É importante pontuar que a saída da situação de rua é muito subjetiva. A pessoa precisa querer sair dessa situação.”, conta Giselly Leão, Assessora Técnica da Proteção Social Especializada da Secretaria de Assistência Social.

Durante a abordagem, os servidores apresentam os serviços da Secretaria de Assistência Social como o inclusão Cadastro Único, encaminhamentos para obtenção de segunda via de documentação e para Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS – unidade a qual são referenciados – e outras políticas públicas.

Um dos destaques dessas ações é apresentar a “Casa do Sorriso”, um abrigo que oferece um total de 30 vagas, sendo 25 destinadas ao público masculino e 5 ao público feminino. A equipe da unidade acolhe os usuários, fornecendo pernoite com jantar e café da manhã, além de instalações para higiene pessoal, dormitório, guarda de pertences e lavagem de roupas.

“É importante ressaltar que algumas pessoas recusam a oferta de abrigo na Casa do Sorriso, muitas vezes devido às normas estabelecidas para manter a ordem e o bem-estar de todos os residentes, como a proibição de entrada alcoolizado ou sob efeitos de entorpecentes. A prioridade é criar um ambiente seguro e acolhedor para todos os beneficiados por esses programas sociais”, reforça Rogéria Tavares, diretora do Creas.

O compromisso da Administração Municipal é expandir e fortalecer suas abordagens sociais refletindo o empenho em cuidar de seus cidadãos mais vulneráveis e proporcionar a eles as ferramentas necessárias para uma vida mais digna e estável. Essas ações não apenas oferecem apoio imediato, mas também representam um passo importante na construção de uma comunidade mais solidária e inclusiva.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade