Pessoas saíram às ruas em pânico;
nenhuma vítima ou dano foi reportado até o momento, informou o Serviço
Geológico Colombiano
Um forte terremoto de magnitude
6,1 atingiu o centro da Colômbia e sua capital, Bogotá, nesta
quinta-feira, 17. As pessoas saíram às ruas em pânico, embora nenhuma vítima ou
dano tenha sido reportado, informou o Serviço Geológico Colombiano. “Forte
tremor em Bogotá, por favor, tomemos todas as medidas de precaução diante de
possíveis réplicas. Calma, serenidade e precaução”, declarou a prefeita da
capital, Claudia López, na X. De acordo com ela, até o momento, só há “relatos
de pessoas presas em elevadores e outros eventos menores. Nada grave”. A Praça
de Bolívar, próximo à sede da Presidência em Bogotá, ficou rapidamente lotada
de pessoas que chegavam correndo dos prédios vizinhos, de acordo com imagens
compartilhadas pelas redes sociais.
O tremor teve epicentro no
município de El Calvario, no departamento (estado) de Meta e ocorreu às 12h04
locais (14h04 de Brasília) a uma “profundidade superficial inferior a 30 km”,
disse a entidade na rede social X (antigo Twitter). Segundo usuários nas redes
sociais, o movimento também foi sentido com força em Villavicencio,
Bucaramanga, Tunja, Ibagué e outras cidades próximas ao epicentro. O Serviço
Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou magnitude de 6,3. Cerca de 10
minutos após o primeiro evento, o centro geológico registrou uma réplica com
epicentro na cidade de Villavicencio, no mesmo departamento, desta vez de
magnitude 5,6.
“Verificou-se no município de
Calvario, Meta, que foi realizada a evacuação de todo o município. Houve apenas
danos em janelas de residências e estabelecimentos”, afirmou um representante
da Unidade Nacional para a Gestão do Risco de Desastres (UNGRD) a
jornalistas. De acordo com a mesma fonte, em Villavicencio, foram
relatados deslizamentos e estão “verificando mais danos”. O centro da
Colômbia tem grande atividade sísmica e uma das principais falhas geológicas do
país.
*Com informações da AFP

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!