Pessoas com deficiência terão prioridade de investigação em crimes de internet | Rio das Ostras Jornal

Pessoas com deficiência terão prioridade de investigação em crimes de internet


Lei de autoria da deputada Alana Passos foi promulgada após Alerj derrubar veto do Governo

Após a Alerj derrubar o veto do Governo do Estado, o presidente da Casa, deputado André Ceciliano, promulgou, na última-sexta feira (16/12), a Lei 9929/2022, de autoria da deputada Alana Passos (PTB), que estabelece prioridade de investigação para os crimes praticados contra pessoas com deficiência nas redes sociais.

Segundo o texto da nova Lei, ao instaurar procedimento investigatório, a Delegacia de Repressão aos Crimes de Internet (DRCI) deverá identificar a capa do Registro de Ocorrência com a seguinte etiqueta: “Prioridade – Pessoa com Deficiência Vítima”.

¨Infelizmente, a discriminação que os portadores de deficiência sofrem em seu dia a dia também migrou para a internet. É comum que muitos sejam vítimas de xingamentos e humilhações, quando não são enganados por golpes. Considerando as limitações a que são submetidos, nada mais justo que tenham prioridade, para que a justiça seja feita, e os culpados, punidos¨, ressaltou Alana Passos.

O Brasil vive uma escalada de crimes virtuais, que explodiram durante a pandemia. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em março de 2020, houve o registro de 532 casos. No mesmo mês, em 2021, esse número saltou para 1542, um aumento de mais de 170%.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade