Câmara em Nova Friburgo vota projeto que altera Lei Orgânica para que Organizações Sociais possam contratar médicos | Rio das Ostras Jornal

Câmara em Nova Friburgo vota projeto que altera Lei Orgânica para que Organizações Sociais possam contratar médicos

Câmara Municipal de Nova Friburgo 
 Foto: Fernanda Guimarães

Texto da Prefeitura sugere que as Organizações Sociais (O.S`s), além de administrar a UPA de Nova Friburgo, também possam contratar médicos para outras unidades de saúde.

A Câmara Municipal de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vota nesta quinta-feira (1º) o projeto de emenda à Lei Orgânica que permite contratação de médicos terceirizados. Texto da Prefeitura sugere que as Organizações Sociais (O.S`s), além de administrar a UPA de Nova Friburgo, também possam contratar médicos para outras unidades de saúde.

Nada fica decidido nesta quinta. Essa é apenas a primeira sessão de duas necessárias para que haja a alteração no artigo 56 da lei maior do município.

De acordo com o regimento interno, para qualquer alteração na Lei Orgânica, são necessárias duas sessões com um intervalo mínimo de dez dias entre elas, e nas duas pelo menos dois terços dos vereadores, ou seja, 14 parlamentares, devem votar a favor. Mas antes da proposta chegar à Casa Legislativa é preciso ouvir a população em pelo menos três audiências públicas, que já aconteceram.

O pedido é da Prefeitura de Nova Friburgo. O texto do Executivo sugere que, além de administrar a UPA de Nova Friburgo, as Organizações Sociais (O.S`s) também possam contratar médicos para outras unidades de saúde, como o Hospital Municipal Raul Sertã e o Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro, por exemplo.

Atualmente apenas a UPA pode ser administrada por uma Organização Social, segundo a lei orgânica. Mas recentemente, por problemas no pagamento dos médicos, a unidade ficou com o atendimento restrito aos de emergência. Essa situação recente é um dos argumentos da comissão de saúde da Câmara de Vereadores para ser contra a alteração da lei.

De acordo com a o prefeito Johnny Maycon, a mudança no texto sugere uma atualização para melhorar a gestão da contratação de médicos, e que essa alteração na Lei Orgânica não geraria nem ônus para o município e nem fere a responsabilidade fiscal.

A 78ª Sessão Legislativa ocorre a partir das 18h, é aberta ao público e também transmitida ao vivo pelo YouTube.

Por Barney Campos, g1 — Nova Friburgo

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE