Após dois testes de mísseis hipersônicos em uma semana, o Tesouro americano aplicou sanções a cinco cidadãos da Coreia do Norte.
O órgão americano os acusa de
comprar materiais para desenvolver foguetes e armas de destruição em massa.
Mas, o Tesouro afirmou em nota
que as sanções estão relacionadas a seis lançamentos de mísseis. Eles
aconteceram a partir de setembro de 2021.
Assim, os coreanos violaram
diversas determinações do Conselho de Segurança da ONU.
Os cidadãos sancionados teriam
adquirido materiais e tecnologia fora da Coreia do Norte de forma ilegal. Eles
operariam na China e na Rússia.
Só nos últimos sete dias, países
vizinhos da Coreia do Norte registraram ao menos dois lançamentos.
Tratavam-se de planadores
hipersônicos, armas estratégicas de última geração que têm potencial para interferir
no equilíbrio de poder mundial.
Assim, esses planadores
hipersônicos têm capacidade para carregar ogivas nucleares e são mais difíceis
de serem detectados e abatidos por sistemas de defesa aérea.
Mas, a Coreia do Norte afirmou
que no último teste, ocorrido na terça-feira, 11, o planador percorreu uma
distância de 1.000 quilômetros e fez ao menos uma manobra de mudança de direção
durante o voo.
Por isso, analistas consideraram
que a tecnologia de mísseis hipersônicos do país evoluiu.
Pyongyang já testou três
mísseis hipersônicos
Os mísseis balísticos
convencionais voam mais rápido que os planadores hipersônicos. Mas, em uma
trajetória de parábola que não se altera após o lançamento – por isso são alvos
mais fáceis para sistemas de defesa.
Assim, o líder coreano Kim
Jong-un supervisionou o último teste. Ele não era visto nesse tipo de evento
desde 2020. Esse foi o terceiro teste desse tipo de arma feito por Pyongyang.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!