Associação dos Ostomizados da Baixada Litorânea é fundada em Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

Associação dos Ostomizados da Baixada Litorânea é fundada em Rio das Ostras

Fotos Angel Morote / Divulgação

Na última sexta-feira, 29, a Associação dos Ostomizados da Baixada Litorânea – AOSBL, realizou sua assembleia de fundação, oficializando a representação de todos os ostomizados na Região Litorânea.

A Associação tem como missão defender e garantir os direitos das pessoas com ostomia, além de propor qualidade de vida, políticas públicas e ações para todas as pessoas ostomizadas.

A nova Associação dos Ostomizados, com sede em Rio das Ostras, será presidida por Zoraida Feitosa, que pretende manter um canal direto de diálogo com o município para tomar medidas e ações que promovam qualidade de vida a todos os pacientes e pessoas já ostomizadas.  A instituição também visa garantir os fornecimentos de próteses e produtos, independente das ações realizadas pelo SUS, em Cabo Frio.

De acordo com Zoraida Feitosa, o município de Rio das Ostras conta com mais de 200 pacientes ostomizados que dependem das ações gerenciadas por Cabo Frio.

ASSEMBLEIA - A assembleia de fundação da Associação contou com a presença de Ana Paula Batista, Presidente do Movimento Ostomizados do Brasil – MOBR, de Richelly Galdino Machado, Presidente da AEPORJ e Coordenadora Estadual do RJ Movimento Ostomizados BR, de Isabel Melo, presidente COMDEF-RJ e de Angel Morote, segundo secretário do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio das Ostras – COMDEF-RO. O evento teve ainda a participação de fornecedores de produtos para ostomizados, além de pessoas ostomizadas de Rio das Ostras e região.

Fotos Angel Morote

Na ocasião, Isabel Melo, presidiu a mesa junto à secretária, Richelly Galdino Machado, e deram posse à diretoria e conselho fiscal da Associação dos Ostomizados da Baixada Litorânea –

AOSBL.O que é ser uma pessoa ostomizada?

É aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma.

Direitos dos ostomizados

A ostomia, segundo Decreto 5.296, de 02 de dezembro de 2004, é uma deficiência física, concedendo às pessoas ostomizadas todos os benefícios que possuem as pessoas com deficiência no Brasil, como por exemplo: acesso preferencial em filas, isenção de certos impostos, materiais (equipamento coletor e adjuvantes) para cuidado com o estoma, cota nas universidades e no mercado de trabalho, benefício de salário-mínimo sem condição de trabalho, transporte gratuito e o acesso à recuperação da saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sem comprovação de renda.

Portaria nº 400, de 16 de novembro de 2009, do Ministério da Saúde (MS), dita a implantação de Serviços de Atenção a Saúde das Pessoas Ostomizadas em todo o território brasileiro, orientando estados e municípios para o atendimento a esses pacientes.

Apesar da existência das legislações citadas, a condição de estomizado ainda é assunto desconhecido por grande parte da população, cabendo aos profissionais da área e às associações de ostomizados a missão de divulgar seus direitos e respectivos serviços de referência. O conhecimento desses direitos e acessibilidade dos serviços ofertados às pessoas ostomizadas possibilitará melhor qualidade de vida e maior grau de independência, incentivando a autonomia, a participação social, a dignidade e solidariedade humana ao usuário.

Serviço de Atenção no SUS

Os Serviços de Atenção às Pessoas Ostomizadas no SUS são unidades de saúde especializadas para prestar assistência às pessoas com estoma.

Para tanto, deve dispor de instalações físicas e de uma equipe multiprofissional, devidamente qualificada e capacitada, para a prestação de assistência especializada para o público a que se destina, constituindo-se como referência na manutenção do cuidado e de sua capacidade funcional.

Esses serviços devem desenvolver ações de reabilitação que incluem as orientações para o autocuidado, a prevenção, o tratamento de complicações no estoma, a capacitação de profissionais e o fornecimento de equipamentos coletores e de proteção e segurança - bolsas coletoras, barreiras protetoras de pele sintética, coletor urinário. (Fonte: Ministério da Saúde)

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!