
Prefeitura inicia negociações com entidade de
Preservação do Patrimônio Cultural. Foto Divulgação
O secretário de
Planejamento e Processamento de Dados, Mauro Goulart, recebeu na última semana
o representante da OSCIP APITO Operações Ferroviárias, Alex Medeiros. A
Associação Brasileira de Preservação das Tradições e do Patrimônio Ferroviário
e Cultural é a entidade que, através do Movimento Ferrovia Viva Regional, vem
agindo há anos pela revitalização da memória e do transporte ferroviário.
Durante o
encontro foi discutido sobre a possibilidade de aproveitamento do trecho
ferroviário que corta o município de Casimiro de Abreu e interliga com os
municípios de Silva Jardim e Rio das Ostras, principalmente para finalidade
turística.
Segundo Mauro
Goulart, a linha férrea que corta o município está sob concessão, mas não passa
por manutenção há anos. “A Concessionária Ferrovia Centro Atlântico
(responsável pelo trecho Itaboraí-Campos), não tem feito a manutenção nas
linhas desde 2014, e alguns trechos estão bem danificados. A FCA pretende
rescindir a concessão, devolvendo a ferrovia à União”.
Alex Medeiros
afirmou que tem visitado estes ramais e que apesar do mau estado geral, os
trilhos estão nos dormentes e a recuperação é possível.
Para o
secretário há possibilidades de o município – sozinho ou em consórcio –
solicitar a utilização para um trem passageiro turístico, que poderia operar,
por exemplo, entre a Lagoa de Juturnaíba e Rocha Leão, cerca de 46 quilômetros
de extensão, utilizando a atual faixa de domínio e aproveitando as belezas
naturais ao longo do roteiro.
A Secretaria de
Planejamento está elaborando um plano de ação para apresentar aos municípios
vizinhos, bem como ao Ministério da Infraestrutura, na busca de requisitar
autorização para uso da linha férrea, que poderá ser operada em parceria
público privada, ou em regime de autorização, em função de iminente legislação
tramitando no Congresso Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!