Pedro Bittencourt Foto: Felipe Varanda - divulgação |
Primeiros passos no sax em aulas gratuitas do Sinos
Aulas de saxofone são lançadas no Sistema Nacional de Orquestras
Sociais, com dicas do professor Pedro Bittencourt que os alunos comecem a
dominar o instrumento. Projeto é uma parceria da Funarte com a UFRJ
Estão sendo liberadas nesta última semana de abril as primeiras aulas do curso de saxofone, com Pedro Bittencourt (foto). A iniciativa faz parte do Projeto Espiral do Sistema Nacional de Orquestras Sociais - Sinos, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música. As aulas têm como público-alvo jovens estudantes de projetos sociais, mas são abertas ao público em geral e totalmente gratuitas, podendo ser acessadas no site www.sinos.art.br.
Professor da graduação da Escola de Música da UFRJ desde 2009, Pedro também é orientador de mestrandos e doutorandos na pós-graduação da universidade, tendo como especialidade a performance musical. “Toco todos os saxofones da família, do sopranino ao baixo”, revela o músico, que tem se dedicado tanto à música de concerto clássica quanto à contemporânea.
Em sua primeira aula, o professor fala sobre postura corporal. Na sequência, vêm temas como a escolha do saxofone e seus acessórios, limpeza e manutenção do instrumento, respiração, embocadura e fundamentos da emissão sonora. “Nessas videoaulas, vamos aprender resumidamente as bases do saxofone clássico (ou sinfônico), suas principais técnicas e métodos para poder tocar todo o repertório”, diz Pedro Bittencourt. “Vamos, então, estudar os caminhos para dominar o saxofone e poder fazer muita música!”, promete.
Pedro Bittencourt tem 45 anos, é saxofonista, pesquisador e diretor artístico dedicado à música de concerto e contemporânea. Professor adjunto em regime de dedicação exclusiva de saxofone do departamento de sopros da Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro, é professor e pesquisador do PPGM/UFRJ e PROMUS/UFRJ e diretor do Conjunto de Sax da UFRJ.
Ele é, também, fundador, diretor artístico e saxofonista do ABSTRAI ensemble, grupo dedicado à música de câmara contemporânea. Pedro é doutor em Música pela Escola Doutoral Estéticas, Ciências e Tecnologias das Artes da Universidade Paris 8, Vincennes Saint-Denis, França, vinculado ao CICM (Centro de Informática e Criação Musical), sob orientação do compositor Horacio Vaggine. Ele foi bolsista de doutorado da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal e artista residente do Instituto de Música e Acústica do ZKM, Karlsruhe, Alemanha, onde gravou o CD Enlarge Your Sax pelo selo alemão Wergo Mestre em Musicologia pela Universidade Michel de Montaigne/Bordeaux 3, França.
O músico é ainda bacharel em Comunicação/Radialismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e tem diploma de Estudos Musicais e Aperfeiçoamento em saxofone e música de câmara contemporânea no Conservatório Nacional de Região de Bordeaux, França, na classe de Marie-Bernadette Charrier.
O projeto
Lançado em julho de 2020 e com atividades previstas até o final deste
ano, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que
atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram
exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em
todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas,
compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda,
contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. Para
mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!