Sinos oferece aulas gratuitas de saxofone para iniciantes | Rio das Ostras Jornal

Sinos oferece aulas gratuitas de saxofone para iniciantes

Pedro Bittencourt
Foto: Felipe Varanda - divulgação

Primeiros passos no sax em aulas gratuitas do Sinos

Aulas de saxofone são lançadas no Sistema Nacional de Orquestras Sociais, com dicas do professor Pedro Bittencourt que os alunos comecem a dominar o instrumento. Projeto é uma parceria da Funarte com a UFRJ

Estão sendo liberadas nesta última semana de abril as primeiras aulas do curso de saxofone, com Pedro Bittencourt (foto). A iniciativa faz parte do Projeto Espiral do Sistema Nacional de Orquestras Sociais - Sinos, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música. As aulas têm como público-alvo jovens estudantes de projetos sociais, mas são abertas ao público em geral e totalmente gratuitas, podendo ser acessadas no site www.sinos.art.br. 

Professor da graduação da Escola de Música da UFRJ desde 2009, Pedro também é orientador de mestrandos e doutorandos na pós-graduação da universidade, tendo como especialidade a performance musical. “Toco todos os saxofones da família, do sopranino ao baixo”, revela o músico, que tem se dedicado tanto à música de concerto clássica quanto à contemporânea.

Em sua primeira aula, o professor fala sobre postura corporal. Na sequência, vêm temas como a escolha do saxofone e seus acessórios, limpeza e manutenção do instrumento, respiração, embocadura e fundamentos da emissão sonora. “Nessas videoaulas, vamos aprender resumidamente as bases do saxofone clássico (ou sinfônico), suas principais técnicas e métodos para poder tocar todo o repertório”, diz Pedro Bittencourt. “Vamos, então, estudar os caminhos para dominar o saxofone e poder fazer muita música!”, promete.

Pedro Bittencourt tem 45 anos, é saxofonista, pesquisador e diretor artístico dedicado à música de concerto e contemporânea. Professor adjunto em regime de dedicação exclusiva de saxofone do departamento de sopros da Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro, é professor e pesquisador do PPGM/UFRJ e PROMUS/UFRJ e diretor do Conjunto de Sax da UFRJ.

Ele é, também, fundador, diretor artístico e saxofonista do ABSTRAI ensemble, grupo dedicado à música de câmara contemporânea. Pedro é doutor em Música pela Escola Doutoral Estéticas, Ciências e Tecnologias das Artes da Universidade Paris 8, Vincennes Saint-Denis, França, vinculado ao CICM (Centro de Informática e Criação Musical), sob orientação do compositor Horacio Vaggine. Ele foi bolsista de doutorado da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal e artista residente do Instituto de Música e Acústica do ZKM, Karlsruhe, Alemanha, onde gravou o CD Enlarge Your Sax pelo selo alemão Wergo Mestre em Musicologia pela Universidade Michel de Montaigne/Bordeaux 3, França.

O músico é ainda bacharel em Comunicação/Radialismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e tem diploma de Estudos Musicais e Aperfeiçoamento em saxofone e música de câmara contemporânea no Conservatório Nacional de Região de Bordeaux, França, na classe de Marie-Bernadette Charrier.

O projeto

Lançado em julho de 2020 e com atividades previstas até o final deste ano, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!