Busca pelo contato com a natureza faz crescer procura por
hospedagens em distritos de Petrópolis.
Foto: Divulgação/Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis
Busca pelo
contato com a natureza é apontado como um dos fatores por esse crescimento. Com
mais pessoas circulando na cidade, também aumentou o movimento em bares e
restaurantes neste período.
Neste período
de flexibilização do isolamento social, a ocupação hoteleira nos bairros e
distritos de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, voltou a crescer. A busca
pelo contato com a natureza é apontado como um dos fatores responsáveis por
esse aumento.
Com isso,
aumentou também o movimento nos bares e restaurantes. O cenário é otimista para
o setor e faz com que empresários voltem a contratar mão de obra após o período
de crise e demissões provocadas pela quarentena.
Segundo Germano
Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação, este crescimento
reforça a ideia de turismo regional onde as pessoas buscam lugares mais
próximos para passar o fim de semana e que podem viajar de carro.
Além do contato
com a natureza, ele acredita que o fato de Petrópolis ser a cidade mais segura
do Estado do RJ e estar com baixos índices de contaminação de Covid-19 também
contribuem para atrair turistas nesse momento.
“E a tendência
é de que continue aumentando a procura por hotéis e restaurantes nos bairros e
distritos de Petrópolis até o fim deste ano”, afirma.
Guilherme
Lacombe, gerente de uma pousada em Corrêas, conta que a procura por hospedagem
cresceu significativamente desde meados de julho. E ele já tem pacotes fechados
até o réveillon. O espaço oferece aos hóspedes aquilo que eles mais procuram no
momento, que é a proximidade com a natureza.
“Nosso jardim,
que é amplo, tem sido um dos grandes atrativos”, ressalta.
![]() |
Famílias buscam lugares mais próximos à natureza em Petrópolis. Foto: Divulgação/Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis |
Guilherme conta que a maior parte dos hóspedes vem da cidade do Rio de Janeiro, mas também tem recebido pessoas de Minas Gerais e até São Paulo. A pousada que ele gerencia está funcionando com 50% da capacidade, no momento, e seguindo protocolos rigorosos de distanciamento social devido à Covid-19. No restaurante, que é aberto ao público para almoço e sob agendamento, também aumentou a procura.
No início da
quarentena, o empresário afirmou que precisou demitir metade dos funcionários
que atuavam na pousada. Agora já está voltando a contratar mão de obra para
atender os clientes.
“Posso dizer
que estou otimista, mas ainda com cautela”, afirmou, acrescentando que o
momento de pandemia ainda traz inseguranças para todos os setores.
Quem também
está otimista é o empresário Frederico Barcelos, proprietário de um restaurante
em Itaipava. De acordo com ele, o movimento tem aumentado expressivamente a
cada semana. O estabelecimento funciona de quinta a domingo e até o movimento
nas quintas-feiras, que era baixo mesmo antes da pandemia, cresceu desde que
começou a flexibilização do isolamento social.
“Como as
pessoas não estão viajando muito ainda para outros lugares acabam ficando em
Petrópolis. Além disso, a cidade atraiu muitos moradores do Rio nesse momento
de pandemia motivados pela modalidade de trabalho por home office adotada por
muitas empresas”, disse.
Frederico
também está contratando mão de obra para atender este aumento da demanda. Ele
conta que já contratou quatro funcionários e ainda está em busca de um
pizzaiolo para atuar no restaurante. Durante o período de quarentena mais
rigoroso, o empresário apostou nas vendas por delivery e contratou uma empresa
do Rio especializada na modalidade de vendas para poder atender a demanda que
aumentou em 100%.
“Foi uma
estratégia que deu certo então considero algo de positivo que tiramos da
pandemia”, destaca.
No momento,
como cresceu a demanda de clientes presencialmente, o restaurante está
limitando os pedidos por delivery na hora do almoço.
As medidas
contra a Covid-19 também são prioridade no estabelecimento. Segundo o
proprietário, é disponibilizado álcool em gel na porta do restaurante, o salão
do restaurante segue as normas de distanciamento e as janelas e porta ficam
abertas. Já as mesas são higienizadas tanto quando o cliente chega quanto
quando ele fecha a conta.
“Estamos
tomando todas as medidas para proteger nossos colaboradores e clientes”,
destaca.
Por G1 —
Petrópolis
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!