Entrega de viaturas em São Paulo: efetivo das polícias faz parte de painel. Divulgação/ SSP |
Novo painel
facilita interpretação de diversos dados referentes à estrutura e ao
funcionamento da segurança pública do país
A iniciativa da
Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), do MJSP, criou um novo
formato para a ferramenta Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança
Pública, ano-base 2019. Com a nova versão, o processo de busca ficou mais ágil
e simples, tanto para o cidadão comum como para gestores públicos.
A ferramenta
reúne dados do perfil organizacional das instituições que compõem o Susp
(Sistema Único de Segurança Pública), entre elas Polícias Civis, Polícias
Militares e Corpos de Bombeiros Militares. Um dos propósitos é auxiliar em
estratégicas para desenvolvimento e elaboração de políticas públicas na área da
segurança pública.
Para o diretor
de gestão e integração de informações da Senasp, Alessandro Moretti, é
fundamental que os dados estejam disponíveis em interfaces claras, simples e
objetivas para auxiliar o usuário. Segundo ele, isso confere transparência às
informações.
“O simples fato
de tornar dados disponíveis não faz de uma organização um ente transparente. É
preciso facilitar esse acesso. A nova ferramenta tem como objetivo conferir
maior transparência e facilitar o acesso aos dados das instituições de
segurança pública, além de auxiliar o gestor na formulação, implementação,
execução, acompanhamento e avaliação de políticas públicas do estado”,
reforçou.
Moretti
esclarece, ainda, que a pesquisa é resultado de uma construção conjunta da
Senasp, Estados e Distrito Federal e que estão previstos aprimoramentos para as
próximas edições, tanto em abrangência, como em refinamento na coleta de dados.
"O
Ministério da Justiça tem uma preocupação muito grande com a integração das
instituições, para que a gente olhe para o Brasil como um todo. Para fazer
isso, temos que ter um diagnóstico, porque o país apresenta realidades bem
diferentes. Existem diferenças regionais, econômicas e geográfica, e isso se
reflete na segurança", explica Moretti.
Os dados, que
antes eram apresentados de maneira mais complexa, foram colocados em painel de
forma mais clara, com as principais informações que permitem tanto ao
ministério como aos Estados terem essa visão mais organizada e efetiva.
Histórico
Desde 2004, o
Ministério da Justiça e Segurança Pública coleta e sistematiza, por meio da
pesquisa, informações em torno de diversos fatores de caráter administrativo,
como recursos humanos, materiais, capacitação e valorização profissional. Os
dados são coletados anualmente, usando como base a data de referência de 31 de
dezembro do ano anterior, e são de responsabilidade das instituições. Até o ano
de 2019, os relatórios eram disponibilizados em planilhas na página do
ministério, o que dificultava consultas mais dinâmicas.
Do R7
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