Apenas dois respiradores dos 10 emprestados a Cabo Frio pela Prefeitura do Rio servem para tratar pacientes com Covid-19 | Rio das Ostras Jornal

Apenas dois respiradores dos 10 emprestados a Cabo Frio pela Prefeitura do Rio servem para tratar pacientes com Covid-19


Equipamentos foram cedidos no dia 22 de julho para ajudar no enfrentamento da pandemia, mas oito deles não poderão ser usados na recuperação de pacientes com a doença.
A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, informou que fez uma avaliação nos 10 respiradores que foram emprestados ao município pela Prefeitura do Rio de Janeiro e constatou que apenas dois dos equipamentos servem para tratamento de pacientes com Covid-19.
De acordo com a Prefeitura de Cabo Frio, uma equipe de técnicos está avaliando os outros oito equipamentos para saber se eles estão funcionando e se servem para o tratamento de pacientes com outros tipos de complicações.
No dia 22 de julho, a Prefeitura do Rio de Janeiro informou que havia doado 30 equipamentos para montagem de leitos de UTI específicos para Covid-19 nos municípios de Cabo Frio e Miracema.
Na época, a Prefeitura do Rio disse que Cabo Frio tinha recebido 10 respiradores e 10 monitores, que seriam usados para abrir 10 leitos de UTI Covid. Outros cinco respiradores e cinco monitores foram para Miracema, que abriria mais cinco leitos de UTI dedicados ao enfrentamento da pandemia.
Ainda na ocasião, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), disse que "os dois municípios vão poder economizar e não mais alugar equipamentos como vinham fazendo".
Entretanto, apenas dois equipamentos estão poderão ser usados para ajudar no enfrentamento da Covid-19.
A Prefeitura de Cabo Frio informou que a cidade já possuía 36 respiradores e que, quando inaugurou o Hospital Unilagos, que é referência no tratamento da Covid-19 no município, havia optado por alugar 10 equipamentos.
O Prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno (DEM), chegou a dizer que com a aquisição dos 10 respiradores cedidos pela Prefeitura do Rio a cidade ficaria em uma situação mais confortável, já que o aluguel de cada unidade pode custar até R$ 140 mil, devido a escassez no mercado.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro disse ao G1 que não recebeu nenhuma informação sobre qualquer problema com os equipamentos cedidos.
A secretaria disse ainda que recebeu o ofício com o pedido da cidade de Cabo Frio e a solicitação de empréstimo de equipamentos pelo período de pandemia que é feita após processo administrativo, que passa por uma avaliação técnica da secretaria e é submetida a análise jurídica da Procuradoria, com a posterior autorização do prefeito Marcelo Crivella.
O G1 tenta contato com a Prefeitura de Miracema para saber se os cinco respiradores recebidos pelo município estão funcionando para atender aos pacientes com Covid-19.
Por G1 — Cabo Frio

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!