Administração Municipal celebra dois anos de avanços na Assistência Social | Rio das Ostras Jornal

Administração Municipal celebra dois anos de avanços na Assistência Social


CIC Aprendiz de Futuro foi uma das entregas da atual gestão. Inclusão
 digital está na Política da Assistência Social. Projeto de Alfabetização
 na Maturidade também é destaque nesta gestão. Inauguração Casa do
Sorriso, que atende moradores em situação de rua.
Fotos: Mauricio Rocha / Gabriel Sales / Divulgação
Ceam foi um dos grandes avanços na questão da violência doméstica da mulher

Um setor municipal de Rio das Ostras que ganhou muitos avanços nos últimos dois anos foi a Assistência Social. No dia 17 de julho a atual Administração Pública celebrou 24 meses de gestão e grandes feitos com destaques para as inaugurações do Centro Especializado de Atendimento a Mulher – Ceam – e do imóvel próprio da Casa do Sorriso. Neste período, o Município reativou benefícios de transferência de renda que contemplam mais de mil cidadãos por meio do cartão digital.
Entre dezenas de avanços vale destacar a ampliação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; a reforma e ampliação de diversas unidades de atendimento à população; a inauguração do Centro Integrado de Convivência – Aprendiz de Futuro e do Centro de Valorização da Vida.
CEAM – O Ceam é o Centro Especializado de Atendimento à Mulher e oferece de forma gratuita, serviços que podem contribuir com o enfrentamento da violência doméstica, familiar e de gênero. No local são oferecidos atendimentos social, psicológico e jurídico.
No Ceam são desenvolvidas ainda atividades e ações como palestras, cursos, capacitação e oficinas, visando o fortalecimento e o resgate da cidadania das mulheres vítimas de violência. Também exerce o papel articulador junto à rede de atendimento para assegurar o acompanhamento e o acolhimento necessários à superação da situação de violência. Cria mecanismo para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
CASA DO SORRISO – Com o novo imóvel, mais arejado e aconchegante, a Casa do Sorriso, por meio Secretaria de Bem-Estar Social, pode acolher quase 30 pessoas em situação de rua. O local possui cinco quartos, cozinha, três banheiros, salas de administração e reunião e área externa com jardim.
CIC – A Administração Municipal inaugurou mais uma unidade do Centro Integrado de Convivência. Com o nome Aprendiz de Futuro, o espaço começou atender mais 80 crianças e jovens no Praia Âncora.
O CIC tem por finalidade o desenvolvimento de ações para superação das situações que geram vulnerabilidade social. Ele promove ações que desenvolvem a socialização, o exercício da cidadania, valorização da vida escolar e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
BENEFÍCIOS – Garantia de direitos para pessoas menos favorecidas também faz parte da construção da cidadania em Rio das Ostras. Em dois anos de gestão, a Administração Municipal reativou benefícios de transferência de renda. Mais de mil cidadãos estão inseridos nos seguintes programas: Feliz Idade (para pessoas idosas), Vencendo Barreiras (para pessoas com deficiência e doenças crônicas), além do novo Benefício Municipal Social Familiar.
Todas as famílias que têm direito aos cartões estão cadastradas no CadÚnico. Os benefícios destinados a idosos e pessoas com deficiência foram retomados pela Administração Municipal e refere-se ao público que tem acompanhamento nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social – Cras e renda inferior a um salário mínimo. O repasse de ambos será de R$310,00.
Já o benefício Social Familiar é novo e foi criado nesta gestão para atender famílias em situação de vulnerabilidade social, que também estão cadastradas no Cadúnico. O valor desse benefício é de R$150,00.
A secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Eliara Fialho, disse que a retomada dos benefícios com a política de transferência de renda e a criação de um novo benefício para atender famílias menos favorecidas vai proporcionar mais acesso a direitos, qualidade de vida e também movimentar o comércio local, lembrando que o benefício só pode ser utilizado dentro da família.
“Com esse benefício, a família pode adquirir gás de cozinha, gêneros alimentícios, itens de higiene pessoal e até medicamentos. É uma forma de dar mais segurança, dignidade e autonomia para essas pessoas. Nossa preocupação nestes dois anos foi fortalecer e valorizar a política de assistência social do de Rio das Ostras”, concluiu Eliara.
Para Alexandre da Silva Machado, de 45 anos, que é cadeirante, a retomada dos benefícios traz uma alegria imensa para muitas pessoas.
“Moro sozinho e participo do projeto desde o início. Estava torcendo para ter o benefício de volta. Estou satisfeito com esse apoio do Município, pois é uma ajuda muito boa para as despesas que tenho em casa”, ressaltou Alexandre.
NÚMEROS – Em junho de 2018 eram atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 1165 pessoas. Em dezembro de 2019 os números subiram para 1795, cerca de 54% de aumentos.
REFORMAS E MELHORIAS – Entre as reformas e melhorias em unidades da Secretaria de Assistência Social estão a melhoria nas instalações do Centro de Referência de Assistência Social Central (construção de 3 salas); Reforma das Casas da Criança de Cidade Praiana, Liberdade, Rocha Leão e Praia Âncora; Instalação do parquinho e manutenção geral do Abrigo Municipal. Reforma do Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto Sobral Barcellos – CIC I.
OUTRAS AÇÕES – Também vale destacar a informatização do atendimento do Cadastro Único nos Cras; a ampliação das oficinas culturais; implantação do projeto Jovem Alerta em parceria com o CIEE – Projeto Um Bem Maior; implantação do Centro Municipal de Inclusão Digital – CMID no Cras Sul; Curso de Empreendedorismo Social Juvenil em parceria com o SESC; Projeto da Enel Autonomia Feminina – capacitação das mulheres em maior vulnerabilidade e risco social cursos de manicure e pedicure, design de sobrancelhas e depilação e a Feira de Oportunidades para a Juventude.
O Projeto de Alfabetização para a Maturidade – PALMA também foi um destaque atendendo idosos que não tiveram oportunidade de aprender a ler na juventude.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!