Principal iniciativa é o lançamento do portal do MEI que está no ar a
partir desta segunda-feira (18)
Atingidos pela crise provocada pelo coronavírus, os
microempreendedores individuais (MEI) contam com apoio específico do Sebrae
para superar o período da pandemia. A partir dessa segunda-feira (18), o Sebrae
lança a campanha “MEI. Reinvente, Repense. Recrie”, tem como principal
iniciativa um ambiente exclusivo para o MEI, no link.
Em virtude do isolamento social para conter o avanço da Covid-19,
muitos deles precisaram paralisar temporariamente suas atividades. De acordo
com pesquisa do Sebrae, 58% tiveram que suspender suas vendas durante a
pandemia e 31% mudou a forma de funcionamento. O ambiente on-line do MEI trará
ferramentas para que a categoria possa se reinventar e continuar em operação,
por meio de mudanças estratégicas e planejadas, além de auxiliar aqueles que
buscam se formalizar.
Serão ofertados cursos on-line gratuitos, lives, palestras, oficinas,
consultorias especializadas, atendimentos via chat e email, divulgação de cases
de sucesso na crise, textos, cartilhas e e-books com dicas de temas voltados
para mercado, finanças e legislação, crédito, marketing e vendas e materiais
para segmentos específicos como alimentação, moda, beleza, entre outros.
Por meio do portal é possível receber notificações sobre novidades por
meio do WhatsApp e acessar os principais canais de contato do Sebrae em cada um
dos estados para tirar dúvidas, receber orientações e realizar consultorias
especializadas.
“O MEI é o futuro do trabalho, é a alternativa ao desemprego, é uma
oportunidade de geração de renda. Esta campanha é um reconhecimento do Sebrae
ao papel fundamental que esses 10 milhões de empreendedores têm em nossa
economia”, avalia o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Ambiente on-line especializado
A consultora de negócios do Sebrae/PR, Carla Selva, explica que o
portal oferece aos microempreendedores individuais conteúdos e orientações para
auxiliar no momento de crise e no futuro próximo.
“O Sebrae sempre esteve ao lado do MEI. É preciso visualizar que
precisarão também estar preparados quando esse cenário acabar e o mundo dos
negócios estará diferente e mais digital. Por isso, o ambiente foi criado de
acordo com as demandas e traz conteúdo para auxiliar e sugerir novos caminhos”,
explica.
No Paraná, são 628.383 de MEI, um total de 6,2% do país. Ao todo, 44%
deles são do setor de serviços e 27% do setor de comércio, seguidos por
construção, indústria e agropecuária. Apesar da pandemia do novo Coronavírus,
61.513 novos empreendedores buscaram a formalização como MEI, em 2020, em todo
o Paraná, sendo 55% deles do setor de serviços.
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