Em Casimiro de Abreu, psicólogos acolhem profissionais de saúde e pacientes com suspeita e diagnóstico da covid-19 | Rio das Ostras Jornal

Em Casimiro de Abreu, psicólogos acolhem profissionais de saúde e pacientes com suspeita e diagnóstico da covid-19

Foto Divulgação

A psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família -NASF-  juntamente com  psicólogos do Centro de Especialidades Médicas - CREM- da Prefeitura de Casimiro de Abreu estão diante do importante trabalho que é acolher pacientes com suspeita de covid-19, com diagnóstico confirmado e também aqueles que enfrentam o medo e permanecem na linha de frente cuidando da população durante a pandemia. Além dos pacientes, profissionais de saúde estão recebendo apoio psicológico. Os atendimentos contam com a parceria do Programa de Saúde Mental.
Este trabalho ganhou destaque no estado do Rio e em nível nacional, sendo escolhido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS) para representar a Região da Baixada Litorânea como uma prática exitosa, que vem fazendo a diferença na vida das pessoas. A experiência foi apresentada ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

As psicólogas realizam o atendimento individual online. Em cada atendimento virtual, a proposta é acolher, aconselhar, orientar, transmitir um pouco de alívio, conforto e tranquilidade para os profissionais de saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os atendimentos psicológicos estão disponíveis para todos os profissionais que atuam no setor da saúde pública do município, incluindo aqueles do Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes, das Unidades Básicas de Saúde, dos setores administrativos, etc. O profissional que precisar, basta procurar seu coordenador de setor.

Este é um trabalho intersetorial que integra Vigilância em Saúde, Saúde Mental e Atenção Primária; faz parte do protocolo da Secretaria de Saúde no enfrentamento da covid-19.

Tanto os pacientes em isolamento quantos os profissionais de saúde são acolhidos e assistidos pelas psicólogas, respeitando sempre as orientações do Conselho de Psicologia, que prioriza o sigilo de identidade e a privacidade do paciente, bem como conceitos éticos da profissão de psicologia.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!