Cabo Frio inicia segunda etapa de Delimitação do Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado | Rio das Ostras Jornal

Cabo Frio inicia segunda etapa de Delimitação do Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado

Foto Divulgação
Esta etapa consiste no cercamento de parte da unidade de conservação localizada em Tamoios, que é a última remanescente de restinga arbórea da costa brasileira

Com objetivo de preservar a fauna e flora da maior remanescente de vegetação do município de Cabo Frio, a Prefeitura iniciou nesta terça-feira (19), a segunda etapa do Projeto de Delimitação do Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado.
A área com 645 hectares fica localizada em Tamoios, segundo distrito, e conta uma vegetação única e animais típicos da Mata Atlântica brasileira que estão ameaçados de extinção. Entre eles o Mico-leão-dourado, a preguiça de coleira e uma gama de pequenos mamíferos, répteis e aves.
“O projeto irá contribuir para delimitar parte da área, impedir as invasões, aberturas na mata e outras atuações ilegais que degradam o meio ambiente”, explicou o gestor do Parque, Diego Moura.
Os trabalhos desta etapa consistem na limpeza e cercamento de uma área de 2.642 metros para implantação de mourões cercados. Esse trecho está localizado às margens da principal estada que corta o parque. A previsão de conclusão é de até 90 dias.
Com recursos provenientes do convênio com o Ministério do Meio Ambiente, o projeto foi iniciado em 2014. O estudo técnico da área e da fauna e flora, ação da primeira etapa, só foi realizado em 2015. Como uma das principais ações da atual gestão é a preservação dos bens naturais do município, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Governamental, retomou as atividades em 2019 para regularização do projeto. A próxima etapa consiste no plantio de mudas nativas da região e a última, a implantação de placas educativas e informativas no local.
“Delimitar a área do parque é de extrema importância não só para recomposição, restauração e ordenamento do meio ambiente, como também para valorização do espaço natural e único que o município possui. Preservar a natureza é garantir a qualidade de vida para a população. Uma cidade sustentável, que se preocupa com ecossistema, é uma cidade com saúde”, explicou Mário Flávio Moreira, secretário de Meio Ambiente.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!