![]() |
| © Getty Images Senado de Utah, em Salt Lake City, aprovou por unanimidade projeto que descriminaliza a poligamia |
A poligamia
está prestes a ser descriminalizada no Estado americano de Utah, depois que o Senado estadual votou nesta
terça-feira (18/02), por unanimidade, para que a prática de ter mais de uma
cônjuge deixe de ser crime punido com cinco anos de prisão e torne-se uma
simples infração, passível de uma punição semelhante a uma multa de trânsito.
Agora, a lei
precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados estadual antes de vigorar.
Estima-se que
cerca de 30 mil pessoas sejam ilegalmente polígamas em Utah atualmente, uma
prática com profundas raízes religiosas — 62% dos habitantes do Estado são mórmons,
ou seja, seguidores da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Casamentos
polígamos são comuns por lá há centenas de anos. Tipicamente, essas uniões
consistem em um homem com mais de uma esposa. Em geral, autoridades costumam
fazer vista grossa, sem acionar judicialmente os envolvidos nesse tipo de
relacionamento.
Defensores da
mudança legal afirmam que a proibição da poligamia estigmatiza essas famílias e
cria uma cultura de silêncio, na qual vítimas de abusos temem falar a respeito
ou fazer denúncias. Também dificulta o acesso de famílias polígamas a serviços
públicos de educação e saúde e à proteção policial.
Mas críticos
afirmam que a descriminalização vai apenas dar mais poder a abusadores,
alegando que a prática da poligamia costuma desfavorecer mulheres —
particularmente jovens, algumas das quais podem ser forçadas a se casar com
homens mais velhos.
Em 2001, o
polígamo Tom Green se tornou o primeiro homem a ser condenado por bigamia,
depois de passar mais de meio século casado com cinco mulheres. Depois, ele foi
sentenciado por estupro de menor, já que uma de suas esposas engravidou quando
tinha apenas 13 anos.
Consentimento e
história
Segundo a lei
aprovada pelo Senado local, de maioria republicana, a poligamia seria
descriminalizada entre maiores de idade que deem consentimento. A punição pela
prática poderá se limitar a uma multa de US$ 750 (cerca de R$ 3,2 mil na
cotação atual) e serviço comunitário, segundo o The New York Times.
Se forçada ou
fraudulenta, a prática ainda será considerada crime grave.
A poligamia
remete aos primórdios da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias,
quando seus membros inicialmente se estabeleceram em Utah, nos anos 1840.
Em 1890, para
que Utah pudesse se registrar oficialmente como Estado americano, a prática foi
banida, e assim permanece até hoje pela Constituição estadual. E a igreja
excomunga quem tem casamento polígamo.
Apesar disso,
mórmons mais ortodoxos continuaram a realizar uniões com diversas
esposas.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!