Atividades esportivas promovem reflexão sobre pessoas com deficiências em Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

Atividades esportivas promovem reflexão sobre pessoas com deficiências em Rio das Ostras


Time de futebol de amputados de Rio das Ostras levou histórias de superação para estudantes do Colégio Conceito

Foto Magno Lopes. Integrantes do FARO
 Futebol de Amputados de Rio das Ostras
A gincana pedagógica “Inclusivamente Conceito” não tem um, mas vários ganhadores. Durante dois dias, todos os alunos da instituição de ensino puderam compreender e refletir sobre a inserção das pessoas com deficiência na sociedade. Atividades interativas e histórias de superação, contadas por quem vive na pele todos os dias as dificuldades de ter uma deficiência, marcaram a ação na escola.

Futebol de Amputados de Rio das Ostras (Faro)
Foto Magno Lopes
Na sexta-feira, dia 2, os estudantes também fizeram várias ações programadas. Uma delas foi o goalball, quando um silêncio enorme tomou conta da quadra. Neste esporte, praticado por atletas que possuem deficiência visual, o objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário. Todas as equipes apresentaram ainda possibilidades de jogos inclusivos para as mais diferentes deficiências.

No sábado, dia 3, o dia começou com os integrantes do time de Futebol de Amputados de Rio das Ostras (Faro) passando suas experiências de vida, alertando os alunos para os cuidados e provocando cada com as atitudes de respeito e empatia com o próximo. Alunos chegaram a disputar uma partida com o time. Após as outras atividades práticas, a equipe Azul Superação foi o campeão da gincana.
Foto Magno Lopes

Para Aline de Paula, mãe do pequeno Arthur do 1º ano do Ensino Fundamental I, o tema escolhido para a gincana colabora para o crescimento de cada estudante. “Aqui eles terão o entendimento de que todos somos iguais e que cada um de nós possuímos uma necessidade especial. Isso forma o caráter de seres humanos melhores, conscientes e inclusivos e, consequentemente, de uma sociedade melhor. Essa iniciativa do Colégio Conceito é pioneira e está de parabéns”. 

Foto Magno Lopes
A aluna do 2º ano do Ensino Médio, Ana Luíza Rufino, terminou a gincana com o sentimento de que todos precisam se esforçar mais. “Pudemos escutar histórias incríveis de superação e de crescimento dos amputados e nós, às vezes, ficamos reclamando da vida. Buscarei ser mais forte e melhorar sempre”, disse ao lembrar que uma das atividades que mais chamou atenção foi a do goalball.

De acordo com a professora de Educação Física, Grazy Almeida, a sensação é de dever cumprido.  “Plantamos a semente e tenho a certeza de que eles lembrarão da gincana "Inclusivamente Conceito" com muito orgulho. Desenvolver uma gincana com essa, promovendo a unidade escolar é muito gratificante. Foi de arrepiar ao olhar e ver pai e mãe, apoiando seu filho; a satisfação de cada professor de estar contribuindo; e o sorriso de cada aluno defendendo sua equipe”, finalizou.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade