Aproximar
alunos e professores. Este é objetivo da Semana da Integração promovida pela
Escola Municipal Padre José Dílson Dórea que, em sua terceira edição, reúne
artistas visuais e designers para registrar nas salas de aulas os rostos de
personalidades importantes eleitas pelos próprios estudantes. Aos poucos foram
surgindo os rostos de Elis Regina, considerada pelos críticos como
uma das melhores cantoras do Brasil, o educador Paulo Freire e a psiquiatra
Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento de saúde mental no Brasil. A
jogadora Marta, o cantor Crioulo, Zumbi e Dandara também foram escolhidos.
A ideia surgiu
quando a professora de Educação Artística, Luciana Carvalho, foi convidada para
promover uma oficina durante a Semana da Integração, que acontece nesta escola
uma vez por ano com o objetivo promover o sentimento de pertencimento do
aluno à escola, acompanhando seus professores realizando
atividades fora de sala de aula.
“Pesquisando na
internet uma atividade para desenvolver durante esta semana e descobri que
Guarulhos fez um projeto parecido. Todas personalidades foram escolhidas pelos
próprios alunos. Não interferimos em nada. Fizeram uma lista de brasileiros que
eles consideram importantes. Os artistas escolheram o que seria desenhado. Uma
escolha conjunta. A arte muda o comportamento, gera disciplina, zelo, forma
identidade com o local e promove o cuidado e preservação da escola”, contou
Luciana.
“São 56
professores e quase 660 alunos que, por uma semana, abrem mão da grade
curricular tradicional para viverem novas experiências juntos. A presença dos
artistas e a pintura destas pessoas estão levantando várias questões
importantes porque, de alguma forma, expressam algo importantes para eles”,
disse a diretora Maria de Lourdes Zanaide.
Para a aluna
Vitória Costa, o projeto possibilta “dar luz a mulheres, negros,
nordestinos, professores, cientistas. Pessoas que deram voz e encorajaram muita
gente para mudar o mundo, o jeito de pensar e ver as coisas”.
Na opinião da
estudante Raíssa Almeida, mudar a rotina da escola é muito importante. “A
escola algumas vezes não é um ambiente muito receptivo, e sair desta rotina faz
a gente olhar o professor de uma forma diferente. Por isso a Semana da
Integração é tão importante para que a gente fortaleça nossos
laços. Percebemos que os professores são pessoas normais que sabem
desenvolver outras atividades”, contou.
Daniel Viega é
designer e conheceu a Escola Padre José Dilson durante a Feira de Literatura e
Cultura de Rio das Ostras (Flic). Para ele, é um momento oportuno falar de
Paulo Freire. “Vim pela primeira vez aqui durante a Flic e achei intrigante um
evento tão bacana ser realizado dentro de uma unidade escolar instalada numa
comunidade da periferia. Quando soube da Semana da Integração e do projeto de
desenhar personalidades nas paredes das salas de aula me coloquei imediatamente
à disposição. E deixar o rosto do Paulo Freire, neste momento, é algo com um
significado muito maior”, enfatizou.
Na parte
externa da escola, o muro ganhou vida com a pintura de painéis. Por dentro e
por fora, os espaços tiveram as paredes frias e com riscos substituídos por
arte.
INTEGRAÇÃO –
A Semana da Integração está na sua terceira edição. Durante uma semana, as
aulas acontecem de forma diferente.
Professores desenvolvem atividades paralelas nos dois turnos. Este
ano, além das pinturas nas paredes, os alunos participaram de oficinas de altinha
e teatro, sarau, roda de capoeira, rapel, Festival de Talentos com
apresentações de arte, maquiagem, corte de cabelo, campeonato de Xadrez, entre
outros.
Na avalição do
diretor adjunto, Gilberlan Cruz Souza, o comportamento tem uma transformação
muito positiva. “A gente percebe que o zelo pela escola aumenta, ficam mais
disciplinados e formam identidade”, relatou.
Para o artista
Junior Popai, realizar intervenções em lugares públicos é acreditar
na transformação social. “Gosto muito de fazer intervenções na escola,
contribuir fazendo arte com quem mais precisa”, disse.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!