Grande camada de espuma muda paisagem da Lagoa de Araruama | Rio das Ostras Jornal

Grande camada de espuma muda paisagem da Lagoa de Araruama

Espuma apareceu às margens da Lagoa de Araruama, em
Praia Seca Foto: Marice Carvalho/Arquivo Pessoal

Registro foi feito nesta quinta-feira (11) no distrito de Praia Seca, em Araruama. Prefeitura informou que situação resulta de mudanças climáticas. G1 aguarda mais informações do Inea.
Moradores registraram na manhã desta quinta-feira (11) um fenômeno que encobriu a Lagoa de Araruama com espumas no distrito de Praia Seca, em Araruama, na Região dos Lagos do Rio.
Em uma das imagens, o cenário ficou parecido com nuvens no céu. A Prefeitura de Araruama informou que se trata do "resultado de uma mudança climática", mas não explicou ao G1 o que provocou a espuma.
A moradora Marice Carvalho disse que conhece o local há 35 anos e nunca viu nada parecido. A moradora informou que no fim da tarde ainda havia espuma no local.
"A população não sabe a origem desse fenômeno mas gostaríamos muito de saber o que é, porque as pessoas ficam perguntando mas ninguém tem certeza de nada. Cabe aos órgãos competentes pesquisarem", disse a moradora.
Procurado pelo G1, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que realizou uma vitoria e coleta de amostras de água no dia 19 de junho deste ano, após a denúncia de aparecimento de espumas na lagoa.
Espuma apareceu às margens da Lagoa de Araruama,
 em Praia Seca — Foto: Marice Carvalho/Arquivo Pessoal
A análise não identificou anormalidades na qualidade da água, segundo o Inea.
"A superintendência regional do Inea segue monitorando a situação e nas últimas vistorias realizadas não identificou presença de espuma na água", disse o Inea.
O Inea não informou à reportagem se retornou ao local nesta quinta para avaliar o surgimento de mais espumas.
A Concessionária Águas de Juturnaíba, responsável pelo tratamento de água e esgoto no município, disse que não tem responsabilidade sobre esse tipo de análise, que atesta a balneabilidade da lagoa.
O G1 tenta com a Prefeitura de Araruama mais detalhes sobre o fenômeno.
Ao G1, o biólogo Éderson Rodrigues explicou que a situação merece atenção.
"Pode sim ser poluentes, que em contato com os ventos geram coloides (espumas emulsificadas), porém, precisa ser investigada a qualidade desta água", alerta o biólogo.
Por Filipe Barbosa e Larissa Vilarinho*, G1 — Região dos Lagos

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE