Malásia vai devolver centenas de toneladas de lixo plástico para países de origem | Rio das Ostras Jornal

Malásia vai devolver centenas de toneladas de lixo plástico para países de origem

Uma mulher tira fotos de depósitos de lixo cheios de plástico antes
 de enviá-los de volta ao país de origem em Port Klang, a oeste de
Kuala Lumpur, na Malásia — Foto: Mohd Rasfan/AFP

Medida anunciada pelo governo da Malásia nesta terça (28) é similar à decisão das Filipinas de enviar lixo de volta ao Canadá.
O governo da Malásia afirmou, nesta terça-feira (28), que devolverá centenas de toneladas de resíduos plásticos para seus países de origem e disse que não quer continuar sendo o "lixão" do planeta. A medida é similar à tomada por outros países do Sudeste Asiático.
Em 22 de maio, o governo das Filipinas ordenou que sejam mandadas de volta para o Canadá toneladas de lixo que o governo alega terem sido enviadas ilegalmente pelo país norte-americano ao seu território.
A cada ano, são produzidas cerca de 300 milhões de toneladas de plástico, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês). A grande maioria termina em lixões, ou nos oceanos, o que provoca uma poluição que a comunidade internacional não consegue administrar.
Yeo Bee Yin, ministra dr Energia, Ciência, Tecnologia, Meio
 Ambiente e Clima da Malásia, mostra lixo plástico que
será enviado de volta — Foto: Mohd Rasfan/AFP
A China aceitou, durante anos, os resíduos plásticos de todo mundo. Em 2018, abandonou essa prática por razões ambientais. E, agora, vários países do Sudeste Asiático estão fazendo o mesmo.
"Pedimos aos países desenvolvidos que parem de enviar seus resíduos para o nosso país", disse a ministra de Energia, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Clima da Malásia, Yeo Bee Yin.
"Vamos devolvê-los para seus países de origem", acrescentou, após inspecionar vários contêineres cheios de resíduos em Port Klang, o porto mais ativo do país.
Os números oficiais apontam que as exportações de plástico para a Malásia triplicaram desde 2016, atingindo 870.000 toneladas no ano passado.
Por France Presse

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade