Prefeitura de Maricá oferece bolsas universitárias; inscrições vão até 24 de fevereiro | Rio das Ostras Jornal

Prefeitura de Maricá oferece bolsas universitárias; inscrições vão até 24 de fevereiro

'Passaporte Universitário' da Prefeitura de Maricá busca dar acesso
a faculdades particulares — Foto: Marcos Fabrício / Prefeitura de Maricá

Projeto 'Passaporte Universitário' busca levar moradores da cidade para cursos de graduação, pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado em faculdades privadas. Mil vagas serão oferecidas para este semestre.
O projeto "Passaporte Universitário" está com inscrições abertas até domingo (24) em Maricá (RJ). A iniciativa da Prefeitura busca dar acesso para quem mora na cidade possa cursar graduação, pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado em faculdades particulares.
São mil vagas disponíveis para a Fundação Educacional Severino Sombra, Estácio de Sá, Associação Brasileira de Educadores Lassalistas (UniLassale), Fundação Educacional Serra dos Órgãos (UniFeso) e a Campanha Nacional de Escolas de Comunidade (Cenecista).
Os interessados precisam morar na cidade há pelo menos 5 anos. A inscrição deve ser realizada no site do projeto e as provas podem ser feitas em qualquer dia e horário até o dia 24 de fevereiro nas sedes das cinco universidades credenciadas.
A secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, confirmou a continuidade do projeto e deu informações sobre os próximos semestres.
“Vamos abrir em junho inscrições para mais duas mil vagas e, no final do ano, em novembro, serão mais duas mil, para que os alunos comecem a estudar em 2020”, informou.
No último domingo (17), as cinco universidades credenciadas se juntaram para fazer um vestibular coletivo que contou com mais de 1100 candidatos.
Distribuição das vagas
A Prefeitura de Maricá informou que as mil bolsas serão divididas nas categorias Universitárias Sociais (700) e Universitárias de Excelência (300).
Para as 700 vagas Universitárias Sociais, 300 são para aqueles que estejam dentro dos critérios de seleção de renda, incluindo os que já cursam o Ensino Superior em faculdade pública ou privadas. As outras 400 são exclusivamente para pessoas que não estejam matriculados em faculdade alguma.
Os candidatos que terão 100% de bolsa serão aqueles com renda familiar abaixo de 4 salários mínimos. Os que tiverem renda familiar entre 4 e 6 salários ganharão 80% de bolsa. O edital estabelece critérios de desempate para classificar os escolhidos como renda familiar (de menor para maior) e idade (da maior para a menor).
Para as 300 vagas Universitárias de Excelência, 180 são destinadas aos candidatos que tenham cursado o Ensino Médio em rede pública de ensino e tenham tirado nota superior a 450 no ENEM, classificando da maior para a menor pontuação.
As outras 120 vagas serão disputadas por candidatos que tenham cursado o Ensino Médio em qualquer instituição, com nota do Enem superior a 450 pontos.
Por G1 — Região dos Lagos

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!