Quase 200 testes de HIV são realizados em evento contra Aids em Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

Quase 200 testes de HIV são realizados em evento contra Aids em Rio das Ostras


Todos que realizaram o teste rápido de HIV receberam o
 resultado em minutos.  Foto: Maurício Rocha
Em 2018, o mundo celebra os 30 anos da Campanha de Luta contra a Aids, que tem como marco o dia 1º de dezembro. Rio das Ostras também abraça essa causa e intensifica a conscientização sobre o vírus HIV e sobre a doença. Durante todo o mês de dezembro, a Prefeitura promove atividades informativas nos postos de saúde. Como parte da programação, as equipes de saúde foram ao Centro na última terça-feira, dia 4, levar informação e oferecer o teste rápido de HIV à população, em conjunto com várias instituições parceiras. Ao todo, 182 pessoas realizaram o exame durante o evento.
Os testes rápidos de HIV, assim como a orientação e aconselhamento, foram realizados nas dependências da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Sarah Micaela da Silva, de 21 anos, moradora de Nova Cidade, foi uma das pessoas a fazer o exame. “O teste é rápido e simples. Não é nenhum bicho de sete cabeças. É melhor fazer logo o exame. Ninguém pode ter certeza se não está com o vírus se não fizer o exame”, disse a jovem.
A ação foi realizada em parceria entre a Prefeitura, a Pastoral da Aids, o Departamento de Enfermagem da UFF de Rio das Ostras e o Conselho Gestor do SAE – Serviço de Assistência Especializada, ligado
ao Programa Municipal IST/HIV/Aids/ Hepatites Virais. Pacientes atendidos pelo Programa também colaboraram, distribuindo folhetos e incentivando a população a fazer o teste.
Representantes dos grupos Ostras G e Unegro, ligados ao Programa Rio contra a Homofobia, também participaram de ações de conscientização.
Um dos voluntários é a aposentada Ana Souza. Ela foi contaminada pelo seu então marido e convive com o HIV há 20 anos. Evangélica, Ana visita igrejas de diferentes designações para falar sobre a doença e sobre a importância do teste e do tratamento. Sua principal luta é pela vida e contra o preconceito. “O preconceito que eu sofri me fez entender a importância de falar sobre o assunto, de multiplicar essa informação. O preconceito mata mais do que o HIV. Quero mostrar às pessoas que a adesão ao tratamento oferece qualidade de vida à pessoa que tem o HIV”.
FIQUE SABENDO – Além de divulgar informações sobre o vírus e sobre a Aids, os eventos de mobilização possibilitam detectar novos casos, que são diretamente encaminhados ao tratamento. Dos testes realizados nesta terça, três exames foram positivos para HIV.
TRATAMENTO – “O Município oferece aos pacientes todo o tratamento gratuito. Atualmente são cerca de 800 pessoas infectadas com HIV cadastradas no Programa. A equipe é altamente capacitada e muito dedicada”, afirmou Pedro Aguiar, coordenador do Programa IST/Aids da Prefeitura.
Só em 2018, foram mais de 110 novos casos registrados no Município. É importante a identificação precoce e adesão ao tratamento para interromper a cadeia de transmissão da doença.
INDETECTÁVEL – De acordo com o Ministério da Saúde, as evidências demonstram que o tratamento do HIV é altamente eficaz na redução da transmissão do vírus. As pessoas vivendo com HIV em terapia antirretroviral que têm carga viral indetectável têm chance insignificante de transmitir o HIV sexualmente.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!