Em sete cidades do RJ quem perdeu o cadastramento biométrico não poderá votar | Rio das Ostras Jornal

Em sete cidades do RJ quem perdeu o cadastramento biométrico não poderá votar

Tela do app e-Título, disponível nas principais
plataformas — Foto: Reprodução

Na capital, biometria não é obrigatória; eleitor precisa levar documento original com foto para votar.
Eleitores de sete municípios do Estado do Rio que perderam o cadastramento biométrico não poderá votar nestas eleições. O primeiro turno é no próximo domingo (7).
Queimados, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Rio das Ostras, São João da Barra, Armação de Búzios e Niterói contam com biometria obrigatória, e quem não cadastrou a digital acabou perdendo o título.
Em Niterói e em Búzios, que já passaram por eleições com a biometria, os eleitores já puderam se recadastrar normalmente.
Na capital do Rio de Janeiro, a biometria ainda não é obrigatória. Quem fez a biometria voluntariamente conta com um componente de segurança a mais. Quem ainda não fez não precisa correr.
O eleitor tem de apresentar um documento oficial com foto, como a carteira de identidade. O documento tem de ser original, não pode ser cópia. O título de eleitor só serve como facilitador para que a pessoa saiba qual sua seção e o local de votação.
Só fica com problemas no título e fica impedido de votar quem faltou a três eleições e não justificou a ausência - cada turno conta como uma eleição. Então, por exemplo, quem não participou das eleições de 2016, faltou a dois turnos e aí pode votar normalmente em 2018. Mas se tiver faltado a três turnos, terá o título cancelado.
Quem deixou de votar em alguma eleição, para regularizar o título, deve procurar a Justiça Eleitoral e pagar a multa.
Pessoas que estão fora de seu domicílio eleitoral só conseguem participar com o voto em trânsito, que deveria ter sido feito até 23 de agosto. Quem não fez isso pode justificar a ausência em qualquer seção eleitoral, onde vai preencher os dados da justificativa, que prova que ele está fora de seu município.
A justificativa tem 60 dias de prazo a contar do turno da eleição. Ou seja, quem perdeu o segundo turno de 2016 tinha 60 dias para se justificar. Se não o fez, terá de pagar uma multa. Mas pode votar normalmente.
Os eleitores que perderam o título e não sabem mais onde votar podem baixar o aplicativo e-título, inserir os dados, e o aplicativo mostra os dados eleitorais: local de votação e seção. Quem não tiver o aplicativo pode entrar no site do TRE-RJ ou fazer um contato prévio pelo telefone 3436-9000, das 11h às 19h, de segunda a sexta-feira.
Por Bom Dia Rio

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!