Senac RJ discute inclusão social de surdos e ingresso no mercado de trabalho | Rio das Ostras Jornal

Senac RJ discute inclusão social de surdos e ingresso no mercado de trabalho


Com o tema “Libras – uma linguagem em movimento”, a programação do Dia Nacional do Surdo (26.09) terá mesa redonda, palestra e oficina, gratuitas e abertas ao público em Madureira

O Senac RJ promove, na próxima quarta-feira, 26.09, na unidade Madureira, uma programação especial em alusão ao Dia Nacional do Surdo. Com o tema “Libras – uma língua em movimento”, o evento terá roda de conversa, palestra e oficina que irão abordar a inclusão do surdo no mercado de trabalho e na sociedade. O evento, das 9h às 12h, é gratuito e aberto ao público, com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link http://relacionamento.rj.senac.br/forms/index.asp?id=977.

A programação começa com uma roda de conversa sobre “Carreira e mercado de trabalho para a pessoa surda”. Em seguida, a palestra “Mãos que falam” ressalta a importância de se aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A conclusão do evento será a oficina “Expressão facial e corporal e sua relação com Libras”.

O dia 26 de setembro foi escolhido como Dia Nacional do Surdo por ser a data da fundação do Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), dedicado à educação de surdos e o ensino bilíngue (libras-português). A disseminação do ensino de Libras, principalmente para ouvintes, é uma forma de inclusão social do surdo, facilitando a sua comunicação com as demais pessoas. Segundo Censo Demográfico do IBGE, de 2010, existem cerca de 9,7 milhões de brasileiros que possuem deficiência auditiva. Seus direitos são assegurados pela Lei de Inclusão, que entrou em vigor no dia 6 de julho de 2015, segundo a qual deve ser garantido ao surdo o atendimento em Libras em qualquer escola ou órgão público.

Libras no Senac RJ

O Senac RJ oferece cursos de Libras para estudantes em níveis Básico e Avançado. Os cursos, cada um com 160 horas, são compostos por atividades práticas e teóricas para estimular o processo criativo e a desenvoltura do aluno. Para fazer o curso, os interessados devem ter, pelo menos, o Ensino Fundamental completo e idade mínima de 16 anos.

O mercado de trabalho é amplo para quem domina Libras. Órgãos públicos, empresas de comércio, turismo, instituições de ensino e religiosas disponibilizam vagas para profissionais especializados capazes de interagir, se comunicar e prestar atendimento à pessoa surda.

Serviço:

“Libras – uma língua em movimento”
26 de setembro de 2018
9h às 12h
Senac Madureira (Rua Ewbank da Câmara, 91 – Madureira)
Mais informações: (21) 2489-5952

Programação:

9h - Roda de conversa - Carreira e mercado de trabalho para a pessoa surda - 30 vagas
10h – Palestra - Mãos que falam – A importância de aprender libras – 90 vagas
11h - Oficina - Expressão facial e corporal e sua relação com Libras - 30 vagas

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!