Os professores
da Rede Municipal são os principais responsáveis
pelos
excelentes resultados alcançados no Ideb. Foto: Ákilla Ribeiro
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Professores
comprometidos com o aprendizado, apoio pedagógico e cursos de formação
continuada. Por intermédio dessa fórmula, a Prefeitura de Rio das Ostras
pretende manter e ampliar os bons resultados do Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb). O indicador criado pelo Governo Federal para medir a
qualidade do ensino nas escolas públicas apontou a Cidade em primeiro lugar na
Região.
“Nossa rede de
ensino é composta por excelentes professores, que queremos valorizar cada vez
mais, garantindo assim um melhor aprendizado dos estudantes. A ampliação do
Programa de Correção de Fluxo, que corrige a defasagem entre a idade do aluno e
a recomendada para o ano cursado, e das turmas de Educação de Jovens e Adultos
são algumas das nossas metas para o próximo ano”, explica Mauricio Santana,
secretário de Educação, Esporte e Lazer.
Com a aprovação
da Base Nacional Comum Curricular, uma das metas da Prefeitura é reformular o
currículo da Rede Municipal segundo esses novos referenciais. “Investimos na
formação dos professores, nas propostas pedagógicas inovadoras, especialmente
nas relacionadas às tecnologias. Estamos fazendo um planejamento de cursos para
buscar resultados ainda melhores”, informa Valéria Bragança, que está à frente
da equipe da Coordenadoria de Avaliação, Acompanhamento Pedagógico e Formação –
Casa da Educação.
O cálculo do
Ideb é feito a partir dos dados de aprovação escolar e dos resultados da Prova
Brasil, aplicada a cada dois anos. A Rede Municipal de Rio das Ostras tem
crescido progressivamente no índice. Já ultrapassou a meta estipulada pelo
Governo Federal para os Anos Iniciais em 2021 e está acima da média nacional
dos Anos Finais, conforme registrou a última avaliação do Ministério da
Educação.
A professora
Clara diz que é preciso desmitificar a Matemática,
e mostrar
que ela está em nosso dia a dia. Foto Ákilla Ribero
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QUALIFICAÇÃO –
Os professores da Rede Municipal são os principais responsáveis pelos
excelentes resultados alcançados. Esses profissionais, por sua vez, apontam a
parceria com os gestores e a qualificação continuada dos servidores da Educação
como algumas das razões dos bons índices atingidos no Ideb.
“Temos uma
direção muito parceira e conseguimos trabalhar bem a interdisciplinaridade.
Além disso, uma vez por semana, dentro do horário dedicado ao planejamento,
faço uma aula de reforço para os alunos que estão com dificuldade. Precisamos
desmitificar a Matemática, mostrar que ela está em nosso dia a dia e pode nos ajudar
nas situações cotidianas”, diz Clara Márcia Rangel Zaquieu, que leciona na
Escola Municipal Nilton Balthazar.
A professora de
Língua Portuguesa Bianca Gomes da Rocha, que integra as equipes das escolas
Nilton Balthazar e Acerbal Pinto Malheiros, destaca o trabalho interdisciplinar
como fundamental para o desenvolvimento dos estudantes. “A realização de
projetos envolvendo diferentes áreas, o apoio da equipe pedagógica, o incentivo
à participação dos pais e responsáveis são fatores que ajudam no bom desempenho
dos alunos. A educação pública deve ser de qualidade”, enfatiza Bianca.
Na opinião das
duas educadoras, o professor deve buscar o aprimoramento constante. Clara, por
exemplo, já fez vários cursos ao longo de 28 anos de magistério e está sempre
pesquisando com o objetivo de levar novidades da área de Matemática para a sala
de aula. Bianca voltou à universidade para estudar Pedagogia e ainda faz uma
especialização em Orientação Educacional e Supervisão Escolar.
Para Emília
Perdigão, que leciona na Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros e também está
fazendo especialização na área da Educação, o resultado é fruto de uma
bem-sucedida parceria. “Trabalhamos em equipe, eu, que ensino História,
Geografia e Ciências, Denise Costa e Cristina Ferreira, que dão aulas de
Matemática e Língua Portuguesa, respectivamente. Para isso precisamos ter
grande confiança uma na outra e falar a mesma linguagem. Recebemos todo o apoio
das diretoras e isso garante o melhor aprendizado dos alunos”, conclui Emília.
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