Mulheres sauditas poderão dirigir a partir de 24 de junho | Rio das Ostras Jornal

Mulheres sauditas poderão dirigir a partir de 24 de junho

Mulher saudita pratica na direção em Riad, antes do início
da permissão para mulheres tirarem carteira de motorista
 - YOUSEF DOUBISI / AFP / 29-04-2018

Cinco cidades da Arábia Saudita abrem autoescolas destinadas ao público feminino
RIAD - As mulheres sauditas terão o direito de dirigir automóveis a partir de 24 de junho, de acordo com um comunicado publicado pelo governo nesta terça-feira. A medida foi anunciada em setembro do ano passado, mas a data oficial ainda não tinha sido divulgada.
"Existem todas as condições para que as mulheres comecem a dirigir", afirmou o general Mohamed al-Basami, diretor do Departamento de Trânsito, vinculado ao ministério do Interior.
As mulheres com idade a partir de 18 anos terão o direito de passar pelo exame para obter a carteira de motorista, explicou Basami. Cinco cidades do reino criaram autoescolas para mulheres. As sauditas com carteiras de motoristas estrangeiras poderão trocá-las por documentos sauditas.
O rei Salman decidiu, em setembro de 2017, acabar com a proibição de direção para as sauditas como parte de uma nova política inspirada pelo jovem príncipe herdeiro, Mohamed bin Salman, que pretende diversifica a economia nacional para reduzir a dependência do petróleo.
Com isso, a Arábia Saudita, o único país do mundo que proibia as mulheres de dirigir, passa por uma série de reformas para gerar uma participação feminina maior na vida econômica e social. No entanto, as mulheres ainda enfrentam uma série de barreiras e são submetidas a um sistema de tutela masculino. Elas precisam da autorização de um homem da família para viajar, estudar ou exercer determinadas funções.
Andar em público sem a abaya
O governo da Arábia Saudita usa a lei islâmica sharia, e, por isso, mulheres devem vestir uma roupa preta que cobre todo o corpo, conhecida como abaya, e cobrir os cabelos. Na teoria, as mulheres não são proibidas de mostrar o rosto, mas, na prática, grande parte delas também o faz.
POR O GLOBO / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade