![]() |
Soldados sul
e norte-coreanos fazem segurança na linha
que faz
fronteira entre as duas Coreias, na zona desmilitarizada
de Panmunjom (Foto: Korea Summit
Press Pool / AFP)
|
Encontro na
zona da fronteira de Panmunjom será a 1ª entre representantes dos dois países
desde a realização, no dia 27 de abril, da cúpula entre o presidente
sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.
A Coreia do
Norte e a Coreia do Sul acertaram nesta terça-feira
(15) em realizar na quarta (16) uma reunião de alto nível na fronteira para
avançar no cumprimento dos acordos alcançados na sua cúpula do mês passado,
informou o Ministério da Unificação de Seul.
O encontro
acontecerá na zona da fronteira de Panmunjom e será o primeiro entre
representantes dos dois países desde a realização, do dia 27 de abril,
da cúpula entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano,
Kim Jong-un.
O presidente
sul-coreano Moon Jae-in e o líder da Coreia do Norte Kim Jong-un aplaudem após
plantarem uma árvore juntos durante encontro na vila da trégua de Panmunjom,
dentro zona desmilitarizada que separa os dois países (Foto: Korea Summit Press
Pool/via Reuters)
A reunião
servirá para criar "uma base para o desenvolvimento sustentável das
relações intercoreanas e para o estabelecimento permanente da paz na península
coreana" através da implementação da "Declaração de Panmunjom",
como ficou conhecido o texto assinado por Moon e Kim, disse o ministério,
através de um comunicado.
Além de tentar
alcançar a "desnuclearização total" da península, ambas as partes
prometeram, após a cúpula, trabalhar para conseguir um tratado de paz que ponha
fim ao confronto técnico entre os dois vizinhos e reativar as trocas e relações
econômicas bilaterais.
Estes dois
últimos aspectos serão discutidos na reunião desta quarta.
Pyongyang
enviará cinco representantes de alto nível: Ri Son-gwon e Pak Yong-il,
presidente e vice-presidente do órgão que administra as relações intercoreanas;
Kim Yun-hyok, vice-ministro do Transporte; Won Kil-u, vice-ministro da Cultura
e Esportes; e Pak Myong-chol, vice-presidente do Comitê de Cooperação Econômica
Nacional.
A delegação
será composta por 29 membros, incluindo jornalistas.
A Coreia do Sul
enviará um grupo numericamente igual ou mais numeroso, e entre seus cinco
representantes principais estará o ministro da Unificação, Cho Myoung-gyon.
Por Agencia EFE

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!