Esclarecimento: Boatos em Rio das Ostras criam confusão; Prefeito Carlos Augusto continua no cargo | Rio das Ostras Jornal

Esclarecimento: Boatos em Rio das Ostras criam confusão; Prefeito Carlos Augusto continua no cargo

A votação no STF fez crescer uma onda de boatos em Rio das Ostras
 sobre a extinção do mandato do prefeito que esclarece a situação.
Supremo Tribunal Federal não muda quadro político riostrense
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 4/10 que a lei da inelegibilidade vai retroagir para aumentar o prazo mesmo nos casos de políticos que tenham sido condenados antes da entrada da lei em vigor – o que ocorreu em 2010 –, o quadro político administrativo do município de Rio das Ostras não será alterado. É que uma decisão recente do Tribunal Superior Eleitoral – TSE fixou a data da diplomação no mês de dezembro como o limite para qualquer alteração das condições de inelegibilidade e o período imposto ao prefeito Carlos Augusto Balthazar terminou no dia 5 de outubro, três dias após ele ter sido eleito e dois meses antes do limite definido pela instância máxima da Justiça Eleitoral.
A votação no STF fez crescer uma onda de boatos em Rio das Ostras sobre a extinção do mandato do prefeito que esclarece a situação. “O que foi julgado hoje é apenas uma das teses que fundamentam o meu recurso no TSE. A outra é sobre a data limite para o cumprimento da suspensão. Fui diplomado e tomei posse porque fui punido a contar de outubro de 2008, tendo terminado a suspensão em 5 de outubro de 2016. Quando a diplomação ocorreu eu já estava apto a concorrer. É esse o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral”, explica Carlos Augusto.
Confira na íntegra o esclarecimento do Prefeito Carlos Augusto
Acredito que muitos ainda estejam com dúvidas a respeito da decisão do Supremo Tribunal Federal, que decidiu, por 6X5, que a lei de inelegibilidade retroaja para aumentar o prazo de suspensão na participação nas eleições de 3 para 8 anos, mesmo para os casos ocorridos antes da entrada em vigor da nova lei, em 2010.
Mas é importante  dizer que este resultado em nada alterará a atual situação político-administrativa do município de Rio das Ostras.
Isso porque a tese que foi julgada hoje pelo STF é apenas uma das teses que está fundamentando o meu o recurso no Tribunal Superior Eleitoral. A outra diz respeito a data limite para o cumprimento da suspensão.
Uma decisão recente do TSE assentou a data da diplomação (dezembro) como o limite para qualquer alteração das condições de inelegibilidade.
E com fui punido a contar de 05/10/2008, tendo terminado a suspensão em 05/10/2016, e como a diplomação ocorreu em dezembro, quando fui diplomado já estava apto a concorrer e, por isso, tomei posse.
Em suma, o meu recurso ainda será apreciado tanto pelo TSE, quanto pelo STF, nos próximos meses, não havendo nenhuma possibilidade de eu ser afastado agora da administração municipal. Sem falar que chance de vitória nesse processo é enorme meus amigos, acreditem!
Também é importante relembrar o motivo que motivou a minha suspensão, que foi a participação em um culto religioso em comemoração ao aniversário de minha esposa no período eleitoral de 2008. Portanto, não estamos falando de crime, improbidade administrativa, reprovação de contas, ou nada do tipo. Nada do que eu possa me envergonhar de ter feito à frente da prefeitura ou em minha vida pessoal.
 Outra questão é que o artigo 224 do Código Eleitoral é claro: se a eleição for anulada, outra ocorrerá, e eu poderei me candidatar normalmente e, com a graça de.Deus, é o apoio popular, poderei mais. uma vez ser vitorioso. Por sso, continuarei buscando meus diretos na Justiça e cuidando da nossa cidade em respeito aos mais de 28.000 votos que recebi na eleição de 2016.

Além do entendimento explicitado, o que foi julgado pelo STF não tem nada a ver com o prefeito de Rio das Ostras, cujos recursos ainda serão apreciados tanto pelo TSE como pelo STF. “Além da grande chance de vitória na Justiça tem outro fator tranquilizador. Se perdemos os recursos não existe essa de o segundo colocado assumir. Será realizada uma nova eleição e eu poderei concorrer tranquilamente, pois minha inelegibilidade deixou de existir no dia 5 de outubro do ano passado”, concluiu Balthazar.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!