Rio das Ostras realiza teste rápido de HIV

Além de realizar o teste os moradores receberam
orientações de saúde. Fotos: Mauricio Rocha
Ação marcou Dia Estadual do Diagnóstico Precoce em parceria entre a Prefeitura, UFF e Pastoral da Aids
                                                          
O diagnóstico e tratamento do portador do vírus HIV salva vidas e é fundamental para interromper a cadeia de transmissão da doença, que infelizmente avança no Brasil. Como forma de identificar novos casos e orientar a população, Rio das Ostras ofereceu testes rápidos de HIV na sexta-feira, dia 7 de abril. Foram realizados 182 testes.

A ação, que marcou o Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV, foi realizada em parceria entre a Prefeitura, Pastoral da Aids, UFF e o Conselho Gestor do Serviço de Assistência Especializada – SAE. Os testes foram realizados na Paróquia de Nossa Senhor da Conceição, no Centro.

Joaquim Barreto, de 40 anos, foi uma das pessoas que realizaram o exame. Ele fez o teste de HIV pela primeira vez. “É preciso ficar sabendo para evitar o risco de vida e não passar a doença para outras pessoas”, disse.

O teste rápido foi feito a partir de uma gota de sangue e o resultado estava pronto em até 20 minutos. Quando o resultado dá positivo é realizado um novo exame.

PROGRAMA - O Programa IST /HIV/Aids/Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde, conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, equipe de enfermagem, nutricionistas, assistente social, psicólogos e farmacêuticos, entre outros profissionais. O serviço funciona na Unidade Nilson Marins, em Cidade Beira Mar.


METAS DO PAÍS - O Brasil tem até 2020 para atingir a meta 90-90-90 estabelecida pelo País, perante a ONU, e que foi assumida também recentemente pelo bloco dos BRICS (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e por outros países. A meta consiste em ter 90% das pessoas com HIV diagnosticadas; deste grupo, 90% seguindo o tratamento; e, entre as pessoas tratadas, 90% com carga viral indetectável.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

PATROCINADOR

PUBLICIDADE