Venezuela prende fabricantes de brownie e croissant em 'guerra do pão' | Rio das Ostras Jornal

Venezuela prende fabricantes de brownie e croissant em 'guerra do pão'

Venda de pão em padaria de Caracas
 (Foto: Reprodução/Twitter/Sundde)
Governo está fiscalizando estabelecimentos para verificar se cumprem lei segundo a qual 90% do trigo deve ser destinado aos pães comuns, em vez de pães e doces mais caros.
A Venezuela prendeu nesta semana quatro padeiros que fabricavam brownies e outros doces e pães de forma ilegal, e o governo socialista do presidente Nicolás Maduro está ameaçando assumir padarias de Caracas como parte de uma nova "guerra do pão".
Maduro enviou inspetores e soldados a mais de 700 padarias da capital nesta semana para fiscalizar a aplicação de uma lei segundo a qual 90% do trigo deve ser destinado aos pães comuns, em vez de pães e doces mais caros.
Trata-se da manobra mais recente do governo para combater a escassez de produtos básicos e as longas filas que vêm caracterizando a crise econômica venezuelana nos últimos três anos.
Oposição
O governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) diz que empresários pró-oposição sabotam a economia do país estocando produtos e aumentando preços. Críticos afirmam que o governo é o responsável por persistir com políticas de preços e controles cambiais ineficazes.
Já os padeiros culpam o governo por uma escassez nacional de trigo, dizendo que 80% dos estabelecimentos não têm mais o produto em estoque.
Durante as inspeções desta semana, dois homens foram presos por suas padarias estarem usando trigo demais em pães doces, croissants recheados de presunto e outros produtos, disse a Superintendência de Preços Justos em um comunicado enviado à imprensa na quinta-feira (17).
Outros dois foram detidos por fabricar brownies com trigo vencido, acrescentou o informe, dizendo que ao menos uma padaria foi interditada pelas autoridades por 90 dias.
"Aqueles por trás da 'guerra do pão' irão pagar, e não deixem que digam mais tarde que é perseguição política", havia alertado Maduro no início da semana.

Por Reuters
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE