Reintegração de posse retira grupo de terreno ocupado em Búzios

Grupo se diz dono do terreno, que fica em Área de Proteção Permanente.
A polícia cumpriu nesta terça-feira (28) uma decisão liminar de reintegração de posse de um terreno ocupado há 20 dias em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio. A liminar foi concedida pelo juiz Marcelo Villas, da 2ª Vara do Fórum de Búzios, a pedido da incorporadora Sodema A.G para reintegrar a posse do terreno na Praia da Gorda; as pessoas que ocuparam o local se dizem donas do terreno.
A empresa tem a posse do terreno desde 2003 e alega que tem feito estudos e requerido licenças ambientais para efetivar a aquisição definitiva do local, que fica em uma Área de Proteção Permanente com Vegetação Regional. A Justiça determinou a destruição de acessos artificiais e cerca erguidas indevidamente no terreno.
A empresa responde uma Ação Civil Pública sobre a construção de um condomínio no terreno, que é Área de Preservação Permanente. Uma outra liminar impede a construção do empreendimento, e a ação tramita na 1ª Vara.
O juiz informou que está oficiando o Ministério Público, a Comissão de Meio Ambienta da OAB-RJ e a Polícia Federal, além de inquérito na Polícia Civil, para a criação de uma ação pública para que a Prefeitura crie uma Unidade de Conservação Ambiental, que criaria um Parque Municipal e obriga o município a proteger a unidade mais intensamente.
A ocupação
O Ministério Público está criando um procedimento de investigação direta para apurar a formação de quadrilha e crime contra o meio ambiente. Segundo a Unidade de Polícia Ambiental, as pessoas queimaram a mata, passaram trator para limpar a área e fizeram um loteamento irregular.

Do G1 Região dos Lagos
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

PATROCINADOR

PUBLICIDADE