FEBRE AMARELA: Rio das Ostras prioriza vacinação nesta sexta, em Mar do Norte, Rocha Leão, Cantagalo, Recanto, Cidade Praiana e Palmital | Rio das Ostras Jornal

FEBRE AMARELA: Rio das Ostras prioriza vacinação nesta sexta, em Mar do Norte, Rocha Leão, Cantagalo, Recanto, Cidade Praiana e Palmital

Secretário confirmou ao prefeito Carlos Augusto a liberação
das doses para Rio das Ostras.
(Fotos: Mauricio Rocha/ Divulgação/ Arte ROJO)
Moradores destas localidades são consideradas de maior risco pela proximidade com áreas rural e de floresta. 

No sábado, 18, e domingo, 19, de 8h às 17h, todos os postos serão abertos à vacinação para as demais áreas da Cidade

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras já está preparada para a campanha de vacinação contra a Febre Amarela.  A vacinação começa neste sábado, dia 18, e domingo, 19, de 8h às 17h, em todos os postos de saúde, na Clínica da Família, no Âncora, e no Coga, que fica na Unidade Nilson Marins, em Cidade Beira Mar. Os postos seguirão durante a semana oferecendo as doses até que todos os moradores que estão dentro do público-alvo da campanha sejam imunizados.

A vacinação será antecipada na sexta-feira, dia 17, de 9h às 17h, para os moradores do Mar do Norte, Rocha Leão, Cantagalo, Recanto, Cidade Praiana e Palmital nas unidades de saúde destas localidades. Moradores do Palmital podem buscar o posto de Cidade Praiana ou do Recanto para se imunizar. Essas localidades são consideradas de maior risco pela proximidade com as áreas rurais e de floresta.

PÚBLICO ALVO - Devem se vacinar todas as pessoas que estão dentro do público-alvo da campanha: pessoas de 9 meses até 60 anos .

Não devem ser vacinadas as gestantes e mulheres que estão amamentando. Também não devem receber a dose pessoas com imunodeficiência (como, por exemplo, pacientes com câncer ou HIV).

A Secretaria de Estado de Saúde destacou que não precisa se vacinar quem já se imunizou contra a doença nos últimos 10 anos.

Para receber a vacina, os menores de idade têm que levar a caderneta de vacinação. Os maiores de idade precisam apresentar um documento de identificação com foto.

ESTRATÉGIA - Nesta quinta-feira, dia 16, o prefeito Carlos Augusto, o vice-prefeito, Zezinho Salvador, e a secretária Municipal de Saúde, Rosimeri Azevedo, estiveram reunidos com o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr, para definir os últimos detalhes da estratégia de vacinação no Município.  Os vereadores Fábio Simões, Aluisio Viana, Rodrigo Jorge, Robson Gomes, Vanderlan Moraes e André Braga também estavam presentes.

De acordo com o secretário estadual, o Estado já liberou 40 mil doses para Rio das Ostras. Essa quantidade será reposta rigorosamente assim que necessário, de acordo com Luiz Antônio Teixeira Jr.. O secretário também descartou a possibilidade de uma epidemia urbana, já que os casos registrados estão concentrados na área rural.

“O risco de uma epidemia de febre amarela na área urbana é praticamente nulo. Os casos foram registrados em áreas silvestres. Não há motivo para alarde”, disse o secretário de Estado.

Luiz Antônio Teixeira Jr. destacou ainda a importância de respeitar o público-alvo da campanha, uma vez que a vacina pode apresentar efeitos colaterais e não há porque expor a esse risco pessoas que já receberam a dose nos últimos 10 anos.

Seguindo a orientação anterior do Estado, o Município estava vacinando, sob agendamento, moradores com viagem marcada para áreas endêmicas. Com a campanha, não serão feitos mais agendamentos. Na Casa da Vacinação, continuam sendo imunizadas contra febre amarela as pessoas que já haviam sido agendadas.  

FEBRE AMARELA - A Febre Amarela é uma doença infecciosa, causada pelo vírus Flavivírus, cujos principais sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios e icterícia (pele e olhos amarelados). É transmitida pela picada dos mosquitos do gênero Haemogogus e Sabethe, na área silvestre, e nas cidades, pelo mosquito Aedes Aegypti. A Febre Amarela é endêmica em Estados como Maranhão, Bahia, Minas Gerais e outros. O Estado do Rio de Janeiro não é área endêmica para Febre Amarela.

Mais informações sobre a doença e a campanha podem ser obtidas no site da Secretaria Estadual de Saúde http://www.saude.rj.gov.br/ ou pelo telefone da Secretaria Municipal de Saúde 22 2771-6817.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE