Decisão do ministro Luiz Fux,
do STF definiu nova fórmula para os repasses do petróleo e gás natural. Valor
será definido até 1º de março.
O governo do RJ e os municípios do
estado ganharão, a partir de 2017, mais de R$ 1 bilhão com o repasse dos
royaties do petróleo. Esse é o cálculo feito pelo deputado estadual Luiz Paulo
(PSDB) após resolução do ministro Luiz Fux do Supremo Tribunal Federal (STF),
nesta quinta (15), que revisou o critério para a fixação do preço mínimo do
petróleo e do gás natural no RJ.
Por determinação do ministro Fux,
a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) tem até 1º
de março para revisar o valor do combustível no estado. Com a medida, as
petroleiras devem pagar mais com revisão dos critérios para a fixação do preço
mínimo do petróleo a ser adotado no cálculo de royalties.
"Hoje o ministro Fux está
fazendo justiça com o estado e com a população fluminense. Essa decisão
seguramente representa mais de R$ 1 bilhão aos cofres do Estado e dos
municípios", disse o deputado Luiz Paulo.
A decisão do ministro Luiz Fux
aconteceu em uma audiência de conciliação, que confirmou a continuidade do
processo de revisão dos cálculos. A revisão dos valores foi aberta após
sugestão feita pela CPI da Petrobras, em 2015, na Assembleia Legislativa do RJ
(Alerj).
"O Rio, por mais de cinco
anos, perdeu mais de R$ 5 bilhões em função do cálculo ser feito através de uma
fórmula caduca”, afirmou Luiz Paulo, relator da CPI na Alerj.
O processo judicial aconteceu
porque em janeiro deste ano o governo decidiu, via resolução do Conselho
Nacional de Política Energética (CNPE), que a ANP não revisasse o cálculo para
cobranças até que o preço da commodity retornasse aos US$ 50 por barril.
A revisão dessa portaria começou a
ser discutida internamente na ANP em 2014 e foi incluída na agenda regulatória
da agência em 2015, segundo explicou em nota a autarquia.
Por G1 Rio

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!