![]() |
© Estadão Azevedo,
Temer e Cunha
|
Nas milhares de mensagens
encontradas no celular do ex-presidente da Andrade Gutierrez Otávio Azevedo, a
Polícia Federal encontrou referências a três encontros entre o empreiteiro
e o então vice-presidente Michel Temer em anos eleitorais, 2012 e 2014,
intermediados pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
A própria assessoria do presidente
em exercício confirma que, pelo menos em 2014, Temer se encontrou com o
executivo no gabinete da vice-presidência, onde Azevedo anunciou que faria
doações ao PMDB. A assessoria, contudo, disse que Temer não se recorda da
presença de Cunha, que não consta nos registros oficiais do gabinete e tampouco
do motivo para ele ter aparecido como "intermediador" do encontro.
Segundo a assessoria, o presidente
em exercício sempre manteve "relação institucional" com o empreiteiro
e não precisava do contato de Cunha para intermediar o encontro.
As mensagens de SMS entre
Azevedo e Cunha revelam que, no dia 4 de abril de 2012, o empresário se
atrasou para um encontro com o peemedebista e o vice-presidente. Na ocasião,
nem mesmo o executivo sabia que Temer estaria presente. "O Michel cansou
de te esperar e foi embora, fiquei só eu", disse Cunha. As mensagens não
deixam claro, porém, onde seria o encontro. A própria assessoria de Temer diz
que ele não se recorda deste evento.
Azevedo, então,
responde:"Você é que me interessa. O Michel é um grande líder e eu não
poderia incomodá-lo. Mas na verdade não sabia que ele estaria aguardando com
você. Estou chegando, mas tem alguma merda acontecendo na cidade", disse.
O peemedebista ri.
O DIÁLOGO ENTRE CUNHA E OTÁVIO
EM 2012 (A ORDEM DAS MENSAGENS ESTÁ DE BAIXO PARA CIMA)
Já em 30 de julho de 2014, ano em
que tanto Cunha quanto Temer disputavam as eleições, o executivo foi procurado
pelo empresário. Cunha chegou a ligar duas vezes para o empresário pela manhã,
mas Azevedo justificou que estava em um evento da Confederação Nacional da
Indústria, CNI, e pediu para falarem mais tarde.
O peemedebista, então, pergunta
quando o executivo vai embora de Brasília e para onde ele vai, e os dois acabam
combinando de se encontrar na manhã seguinte, às 8h. Mais tarde naquele mesmo
dia, porém, Otávio Azevedo diz que ainda vai ligar para confirmar o encontro,
explica que estava com o senador e então candidato a presidência Aécio Neves
(PSDB) e que iria se encontrar com a outra candidata, Dilma Rousseff
(PT), as 15h.
O DIÁLOGO DE 2014(A ORDEM
DAS MENSAGENS ESTÁ DE BAIXO PARA CIMA)
Querendo agilizar a situação,
Cunha então sugere que o empresário vá ao Palácio do Jaburu, residência oficial
do vice-presidente, encontrar com ele e com Temer. "Vc pode sair e ir ao
Jaburu, me encontra e ao Michel se quiser", afirma o deputado que ainda
diz para o empreiteiro escolher a hora que quiser que ele "adaptaria"
o resto.
Os dois confirmam o horário para
as 14h e Cunha acaba avisando a mudança do endereço do encontro para o gabinete
da vice-presidência, ao que Otávio Azevedo responde com "Ok". Este
encontro foi confirmado pela assessoria de Temer, que, contudo, diz que o
presidente em exercício não se recorda de Cunha na reunião.
Quatro meses depois, há registro
de marcação de um novo encontro de Temer com Azevedo, na residência oficial do
vice. Em 7 de agosto de 2012, Cunha escreveu para Azevedo: "Tá confirmado
20h30 Jaburu". No relatório não há registro de resposta do executivo. A
assessoria do peemedebista diz não ter o registro do encontro entre Temer e
Otávio Azevedo no Jaburu.
As mensagens do celular de Otávio revelaram
o assédio que o empreiteiro recebia de políticos, sobretudo de Cunha, com
quem chegou a discutir alterações "sigilosas" em Medidas
Provisórias, que são alvo da Operação Zelotes que investiga o lobby de empresas
para alterar MPs no Congresso. Paralelamente às negociações,
o peemedebista também passou dados de contas dele e do ex-ministro
Henrique Alves para que Otávio fizesse doações.
Ao jornal O Globo, Cunha alegou
que não se recordava dos assuntos dos encontros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!