Perfis “Pé no freio” ou “Vive o
Presente” determinam ações diferentes em cada negócio
Para atuar em meio à crise
econômica, as empresas precisam conhecer o mercado e levar em conta o estado de
espírito de seus clientes. Segundo Vivian Zanatta, consultora de Marketing do
Sebrae-RJ, nesses momentos deve-se ir além, e fazer uma Segmentação
Psicológica. Dentro deste modelo os consumidores podem apresentar quatro
perfis diferentes, as empresas precisam observar isso e refazer sua
estratégia entendendo como o seu público está reagindo à recessão.
O primeiro perfil, chamado “pé no
freio”, corta todo o tipo de gasto; o segundo, o “temeroso” economiza, mas com
menos intensidade; o grupo dos “despreocupados” são aqueles que mantém o nível
de consumo bem próximo do normal, estando ligeiramente mais seletivo; e por
fim, estão os que “vivem o presente”, que continuam seguindo a vida em ritmo
normal, e adiam apenas o consumo de itens supérfluos ou desnecessários.
“ Em momentos de crise como
o atual, o Marketing deve segmentar o seu público além dos critérios tradicionais.
Entender como o estado psicológico influencia os hábitos de consumo é
fundamental para que a empresa trace seu norte, focando
em estratégias que preservem a estabilidade no presente e o
crescimento no futuro”, explicou Vivian.
O posicionamento da empresa, o
estreitamento do relacionamento com o cliente, e a revisão do mix de produtos e
serviços tornando-os acessíveis podem fazer toda a diferença.
“Sabemos que as empresas
estão em momentos de corte de orçamento e muitas vezes, a pesquisa e a
comunicação são os primeiros a sofrer, mas vale lembrar que fazer a gestão
correta do Marketing na empresa pode fazer toda a diferença na recessão.
Afinal, nesse momento, deixar de sustentar a marca na mente do consumidor ou de
investir em pesquisa para estar atento as demandas do público alvo pode
aumentar o risco do negócio”, diz ela.
A consultora estará em Cabo Frio
no fim deste mês para ministrar a capacitação Sebrae Mais Gestão de Marketing,
indicada para empresas da Região dos Lagos que estão em processo de crescimento
ou já cresceram e queiram aperfeiçoar seus conhecimentos sobre marketing. O
programa, de 82 horas, inclui encontros presenciais, aulas online e consultoria
individual. Segundo ela, os empresários vão aprender a analisar melhor o
mercado, entender a necessidade do cliente e do negócio e observar a
movimentação da concorrência para tomar as melhores decisões.
“Sugiro que neste momento as
empresas avaliem as oportunidades e ameaças do seu negócio, segmentem seu
público alvo, otimizem carteira de produtos e serviços e ofereçam produtos mais
acessíveis aos clientes e, como diria Steve Jobs, toquem o coração deles”,
disse ela.
O conteúdo do curso que será
ministrado por Vivian aborda os seguintes temas: Aspectos essenciais do
Marketing; Pesquisas Mercadológicas; Pontos Fortes - Pontos Fracos;
Oportunidades e Ameaças; Mercado e Público-alvo; Objetivos Estratégicos;
Diferencial Competitivo e Posicionamento; Estratégias do Marketing Mix; e
Avaliação de Resultados.
A capacitação será realizada de 31
de maio a 1 de agosto na sede do Sebrae em Cabo Frio. As inscrições
podem ser feitas pelos telefones (22) 2643-0805 ou 0800570-0800 ou pelo e-mail rj-regiaobaixadalitoranea@sebraerj.com.br
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