Na crise, empresas devem entender estado de espírito de seus consumidores para se reprogramar | Rio das Ostras Jornal

Na crise, empresas devem entender estado de espírito de seus consumidores para se reprogramar

Perfis “Pé no freio” ou “Vive o Presente” determinam ações diferentes em cada negócio
Para atuar em meio à crise econômica, as empresas precisam conhecer o mercado e levar em conta o estado de espírito de seus clientes. Segundo Vivian Zanatta, consultora de Marketing do Sebrae-RJ, nesses momentos deve-se ir além, e fazer uma Segmentação Psicológica. Dentro deste modelo os consumidores podem apresentar quatro perfis diferentes, as empresas precisam observar isso e refazer sua estratégia entendendo como o seu público está reagindo à recessão.
O primeiro perfil, chamado “pé no freio”, corta todo o tipo de gasto; o segundo, o “temeroso” economiza, mas com menos intensidade; o grupo dos “despreocupados” são aqueles que mantém o nível de consumo bem próximo do normal, estando ligeiramente mais seletivo; e por fim, estão os que “vivem o presente”, que continuam seguindo a vida em ritmo normal, e adiam apenas o consumo de itens supérfluos ou desnecessários.
 “ Em momentos de crise como o atual, o Marketing deve segmentar o seu público além dos critérios tradicionais. Entender como o estado psicológico influencia os hábitos de consumo é fundamental para que a empresa trace seu norte, focando em estratégias  que preservem a estabilidade no presente e o crescimento no futuro”, explicou Vivian.
O posicionamento da empresa, o estreitamento do relacionamento com o cliente, e a revisão do mix de produtos e serviços tornando-os acessíveis podem fazer toda a diferença.
 “Sabemos que as empresas estão em momentos de corte de orçamento e muitas vezes, a pesquisa e a comunicação são os primeiros a sofrer, mas vale lembrar que fazer a gestão correta do Marketing na empresa pode fazer toda a diferença na recessão. Afinal, nesse momento, deixar de sustentar a marca na mente do consumidor ou de investir em pesquisa para estar atento as demandas do público alvo pode aumentar o risco do negócio”, diz ela.
A consultora estará em Cabo Frio no fim deste mês para ministrar a capacitação Sebrae Mais Gestão de Marketing, indicada para empresas da Região dos Lagos que estão em processo de crescimento ou já cresceram e queiram aperfeiçoar seus conhecimentos sobre marketing. O programa, de 82 horas, inclui encontros presenciais, aulas online e consultoria individual. Segundo ela, os empresários vão aprender a analisar melhor o mercado, entender a necessidade do cliente e do negócio e observar a movimentação da concorrência para tomar as melhores decisões.  
“Sugiro que neste momento as empresas avaliem as oportunidades e ameaças do seu negócio, segmentem seu público alvo, otimizem carteira de produtos e serviços e ofereçam produtos mais acessíveis aos clientes e, como diria Steve Jobs, toquem o coração deles”, disse ela.
O conteúdo do curso que será ministrado por Vivian aborda os seguintes temas: Aspectos essenciais do Marketing; Pesquisas Mercadológicas; Pontos Fortes - Pontos Fracos; Oportunidades e Ameaças; Mercado e Público-alvo; Objetivos Estratégicos; Diferencial Competitivo e Posicionamento; Estratégias do Marketing Mix; e Avaliação de Resultados.

A capacitação será realizada de 31 de maio a 1 de agosto na sede do Sebrae em Cabo Frio. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (22) 2643-0805 ou 0800570-0800 ou pelo e-mail  rj-regiaobaixadalitoranea@sebraerj.com.br
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